Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Cristiana Morganti leva a obra de Pina Bausch ao Teatro Campo Alegre
20-03-2019
Cristiana Morganti apresenta, em estreia nacional, a conferência performativa "Moving with Pina", nos dias 22 e 23 de março, no Teatro Campo Alegre, onde partilha as suas vivências com a coreógrafa alemã Pina Bausch ao longo de 11 anos.

A figura, o gesto e o discurso de Pina Bausch (1940-2009) são indissociáveis do imaginário da dança. Partindo da observação do comportamento das pessoas, a coreógrafa alemã apresenta um reportório marcado pela exploração das fragilidades e da condição humana. Assentes numa forte linguagem corporal, os seus espetáculos de dança assumem uma componente teatral.

A apresentação de "Café Müller" em 2008 - a única peça com a coreógrafa enquanto intérprete - marca a sua última presença em Portugal. A companhia que fundou em 1973, a Tanztheater Wuppertal, teve Cristiana Morganti como solista entre 1993 e 2014. Atualmente, a bailarina continua associada à companhia, enquanto artista convidada.

Agora, quando se assinalam os 10 anos após a morte de Pina Bausch, Cristiana Morganti partilha com o público o seu ponto de vista sobre o universo da coreógrafa alemã, partindo de excertos exemplificativos para depois falar sobre o que dançou.

"Moving with Pina" é apresentado na sexta-feira, dia 22, às 21 horas e no sábado, dia 23, às 19 horas, no Teatro Campo Alegre. Bilhetes a 10 euros.