Cultura

"Criatório" é o programa de apoio à criação artística contemporânea que a Câmara do Porto vai lançar

  • Notícia

    Notícia

#mno_abertura_forum_futuro_05.jpg

Miguel Nogueira

Cumprindo uma promessa do presidente da Câmara, a autarquia vai lançar uma bolsa que receberá a designação de "Criatório", de apoio à criação artística contemporânea no Porto. Na proposta que será sujeita a aprovação do executivo na próxima terça-feira, Rui Moreira escreve que a Câmara "considera a criação contemporânea um vetor central no desenvolvimento da cidade e que deve ter um papel progressivamente relevante na evolução dos discursos artísticos contemporâneos". Esta é mais uma iniciativa que integra a avaliação concursal de propostas artísticas no projeto cultural do Município do Porto e que tem como objetivo vincular a criação artística ao território da cidade.

O "Criatório" implica um concurso, com vista à atribuição de bolsas a 16 projetos de criação artística, cada um no valor de 15 mil euros, nas modalidades de Artes visuais e curadoria; Artes performativas e programação; Composição, programação e performance musical; Literatura, investigação e pensamento crítico.

Serão admitidos a concurso candidaturas cujo projeto de criação seja desenvolvido no Porto, durante um período mínimo de seis meses e máximo de doze e cuja apresentação pública no Porto - sob a forma de exibição ou edição, consoante o caso - ocorra até ao final de 2018 e não beneficiem de outro tipo de apoios do Município do Porto para o mesmo projeto.

O júri do concurso é designado pela Câmara do Porto e composto por cinco elementos, sendo: dois representantes do Município e três individualidades de reconhecido mérito na área da arte contemporânea.

O período de submissão decorrerá entre meados de dezembro de 2016 e finais de janeiro de 2017.