Educação

Crianças vieram à Câmara do Porto cantar as Janeiras

  • Notícia

    Notícia

Na manhã desta segunda-feira, os cantares tradicionais das Janeiras e dos Reis ecoaram nos Paços do Concelho do Porto. A cumprir a tradição, um grupo de 145 crianças do pré-escolar da EB São Miguel de Nevogilde cantou as músicas mais emblemáticas desta época festiva, desejando boa sorte para o ano que está a começar.

As crianças do Agrupamento Escolar Garcia de Orta foram recebidas pelo presidente da Câmara do Porto e pelos vereadores do Executivo, que saudaram a iniciativa e reforçaram os desejos de um bom 2019 para todos os participantes.

"O pré-escolar da EB S. Miguel de Nevogilde está aqui em representação de todos os pré-escolares da cidade do Porto, e este ano quisemos marcar a diferença pois, sendo um projeto de música, não fazia sentido assinalar o Dia de Reis com música gravada", salienta a coordenadora do projeto Crescer com a Música, Carla Ribeiro.

A iniciativa Cantar as Janeiras é a primeira apresentação pública do projeto educativo Crescer com a Música no presente ano letivo. Este projeto que se integra no Programa Porto de Apoio à Família, destinado às crianças que frequentam as atividades de animação e de apoio à família nos jardins de infância da rede pública, tem como principal objetivo implementar atividades pedagogicamente enriquecedoras e complementares das aprendizagens associadas à educação pré-escolar, promovendo o enriquecimento curricular no subdomínio da música em período pós letivo, contemplando dois tempos semanais de 45 minutos a cada grupo de crianças constituído em sala. No presente ano letivo este projeto envolve 1684 crianças, num total de 79 turmas.

Para a professora Amélia Guedes Cardoso, coordenadora da Educação pré-escolar do Agrupamento Garcia de Orta, "as crianças têm vindo a ensaiar ao longo deste mês e meio, no contexto das atividades promovidas pela Câmara dentro do Projeto de Apoio à Família e são ações extremamente importantes para os meninos participarem em eventos como este e deste tipo, contribuindo para fomentar nos mais novos a importância do bom desempenho e da formação. De igual forma, a abertura da Câmara à cidade é um ponto muito positivo e agradável, pois todos pertencemos à cidade".

No final da atuação, Rui Moreira entregou às crianças uma lembrança simbólica.