Educação

Crianças foram à Câmara debater a Cidade e fazer de Políticos Por Um Dia

  • Notícia

    Notícia

Estimular o espírito crítico e a cidadania é o objetivo do programa educativo municipal Porto de Crianças, que está a promover debates com grupos oriundos de jardins de infância e alunos do 1.º ciclo. Com o mote "Políticos Por Um Dia", os mais novos vão aos Paços do Concelho assumir o papel de deputados, analisar temas importantes e conversar com os eleitos municipais.

Há um tema programado para cada visita, mas a iniciativa começou com uma questão tão importante quanto abrangente como é "A Cidade", que justificou a sua realização em duas sessões, nas duas últimas sextas-feiras. Os primeiros grupos foram recebidos pelo vereador do Urbanismo e do Espaço Público e Património, Pedro Baganha, enquanto os segundos tiveram como anfitrião o vereador da Economia, Turismo e Comércio e da Gestão dos Fundos Comunitários, Ricardo Valente.

Em cada dia, as crianças participaram num debate na sala da Assembleia Municipal e assumiram o papel de deputadas; a sessão foi aberta pela que tinha sido eleita presidente da Mesa e, cumprindo as regras da instituição, apresentaram os problemas e as propostas de solução, votando na melhor proposta a implementar.

A sessão terminou com um debate com o vereador presente, que levou depois os pequenos deputados numa visita-guiada pelo edifício dos Paços do Concelho. Acompanhadas pelas suas educadoras, as crianças participantes na sessão inaugural foram do JI Viso (22 "políticos") e JI Lomba (25), enquanto o segundo debate contou com 22 participantes do JI Falcão e 24 do JI Correios.

Na última sexta-feira, como o vereador anfitrião era Ricardo Valente que festejava o seu aniversário nesse dia, os jovens políticos cantaram-lhe os parabéns e o programa incluiu jogo e uma visita mais demorada pela Sala Dona Maria e outros espaços nobres da Câmara do Porto.

O programa Políticos Por Um Dia pretende com estas iniciativas potenciar a observação, a reflexão, a partilha de ideias e o envolvimento das crianças com a sua Cidade, sendo desenvolvido em 10 sessões, entre novembro e maio, repartidas por três contextos: debates de turma na escola; visitas à Cidade; debate na sala da Assembleia Municipal.

Fomentar nas crianças atitudes e valores que contribuam para a construção de cidadãos ativos, críticos e participativos, através do exercício dos seus deveres e direitos, é o grande objetivo do ciclo de debates nos Paços do Concelho, que decorrem até 30 de maio.

Na próxima quinta-feira, dia 16, é a vez das delegações das escolas básicas da EB Costa Cabral e da EB S. Miguel de Nevogilde se defrontarem num debate acerca de "Cidadania", para o que serão recebidas pela vereadora da Juventude e Desporto e dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos, Catarina Araújo.

O vereador da Educação e da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, acolhe os alunos da EB Corujeira e da EB Fonte da Moura no dia 23, tendo por tema "Educação, Arte e Cultura", seguindo-se a temática do "Ambiente" com a participação do vice-presidente da Câmara e vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, no dia 24.

O debate final está marcado para 30 de maio e conta com a participação do presidente da Câmara, Rui Moreira, e com cinco crianças de cada grupo/turma participante no projeto.