Sociedade

Crianças experimentam "break dance" no coração do Bairro do Cerco

  • Notícia

    Notícia

É na antiga sede do Futebol Clube do Cerco, agora denominada Espaço Todos e situada em pleno coração do Bairro do Cerco, que um grupo de crianças e jovens aprende os princípios da break dance, durante todas as manhãs desta semana.

A arte urbana constitui o ingrediente especial do campo de férias gratuito "Elements", destinado aos mais novos e que tem vindo a decorrer no MXM Art Center e no Espaço Todos, no Bairro do Cerco do Porto, entre 12 de agosto e 8 de setembro.

Esta semana, Mix Ivanou é um dos formadores de serviço e avalia a experiência de forma muito positiva. "Temos crianças que vieram experimentar pela primeira vez. É uma boa experiência para elas e acho que está a correr muito bem", refere o profissional desta área, explicando que o grupo está a aprender as "bases" da break dance.

Fruto de uma parceria entre a Câmara do Porto, através da empresa municipal Domus Social, e a equipa MXM Momentum, a iniciativa "Elements" inclui breaking, hiphop, house, rap, fotografia, beatbox, djing e graffitti, entre outras áreas. 

Ana Marcos, de 8 anos, mostra-se bastante satisfeita com as manhãs ali passadas, que caracteriza como "fixes". "Eu gosto do Mix e da Soraia e, quando eles dão aulas, para nós é fixe", sublinha.

"Eu não posso ficar em casa, porque os meus pais trabalham, e gosto muito desta atividade. Os professores são fantásticos e aprendemos danças muito fixes", sublinha também Alexandre Nunes, de 10 anos.

No final do campo de férias, será realizada uma mostra urbana aberta ao público com a exposição de todo o trabalho desenvolvido pelos participantes.

A ação insere-se nas atividades promovidas no âmbito do AIIA Porto - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, programa integrado de inovação e experimentação social e de animação territorial do Porto. Trata-se de um projeto do Município do Porto que é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Norte2020.

Programa:

19 a 23 - Breaking (Soraia e Mix) no Espaço Todos no Bairro do Cerco

Semana no MXM ArtCenter

26- House (Melissa)

27- HipHop/Dancehall (André Ferreira)

28- HipHop/Dancehall (André Ferreira)

29- HipHop/Dancehall (André Ferreira)

30- Hiphop/Dancehall (André Ferreira)

Setembro - no MXM ArtCenter

2- Fotografia (Luzir)

3- Rap (Bandulho)

4- Beatbox (Fresh'Mic -Jorge)

5- Djing (Dj Godzi)

6- Graffitti (Six)

+Info:

MXM ArtCenter

Rua do Ouro, 264

tel. 223 187 266 ou 911 997 919

geral@mxmartcenter.com