Educação

Crianças da ala pediátrica do São João criam histórias que dão origem a livro

  • Notícia

    Notícia

#DR_livro_historias_joaozinho.jpg

O livro infantil "As Histórias do Joãozinho" compila histórias criadas pelas crianças internadas no Centro Hospitalar Universitário São João, onde a criatividade e sensibilidade sobressaem. A apresentação e lançamento da obra acontece no dia 21 de setembro.

São contos de "magia, animação e fantasia", em que a única semelhança com a realidade é a doença. A organizadora da obra, Ana Pinho, contou à Lusa que durante meses, ao sábado, reuniu com as crianças e, em grupo, iam delineando histórias que agora deram origem ao livro, publicado pela Chiado Kids.

Destacando que se trata de um "livro de crianças e para crianças", os verdadeiros autores são, portanto, os pequenos heróis. Nas suas histórias, recheadas de momentos mágicos e fantásticos, elegeram os animais de estimação como protagonistas.

O objetivo do projeto foi "não só marcar a passagem deles pela pediatria, superando da melhor forma um momento difícil, mas também criar um espírito de união, criatividade e aprendizagem de valores", salienta Ana Pinho.

Todas as histórias são acompanhadas de ilustrações e, no final, existe um espaço reservado para a criação de uma história original.

A venda do livro visa inspirar outras crianças e os seus pais, consciencializar para a importância de dar liberdade à imaginação infantil e angariar fundos para a ala pediátrica do Hospital de São João.

O livro "As Histórias do Joãozinho" é lançado no próximo sábado, às 16 horas, no Hospital de São João.