Educação

Crianças cantam hino em defesa de uma alimentação e estilo de vida saudáveis

  • Notícia

    Notícia

Foi no Auditório do Conservatório de Música do Porto que várias crianças das escolas básicas do Bom Sucesso, da Torrinha e Paulo da Gama e dos jardins de infância Miosótis e do Viso estiveram reunidas esta manhã para, tal qual numa audição, apresentarem o seu "hino saudável".

A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projeto Crescer Saudável, que faz parte do Programa Municipal de Educação para o Risco, no eixo dedicado à Alimentação e Estilos de Vida Saudáveis e Sustentáveis e contou com a presença de Fernando Paulo, vereador da Educação da Câmara do Porto.

O Crescer Saudável surge da necessidade de melhorar a qualidade nutricional das merendas em contexto escolar e motivar as crianças para o consumo diário de fruta e hortícolas. Com este propósito foram realizadas várias ações de sensibilização nas escolas participantes, através da dinamização de sessões lúdico-pedagógicas. A par destas sessões, foram promovidos ensaios musicais em contexto de sala de aula, orientados por professores do Conservatório de Música do Porto, que foi parceiro estratégico nesta iniciativa promovida pelo Departamento Municipal de Educação.

A apresentação pública do hino que as escolas desenvolveram é o culminar de um ano letivo de trabalho nesse tema e propicia um momento de convívio e de partilha, dando destaque ao consumo de hortofrutícolas como essenciais para uma alimentação completa, variada e equilibrada.
No final, todas as crianças receberam simbolicamente uma caixa com uma maçã.

O projeto conta com a parceria da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.