Sociedade

Crianças aprendem o que fazer quando a terra treme

  • Notícia

    Notícia

Esta manhã foi de "alarme" na EB1/JI da Caramila, no Bairro do Carvalhido, em Paranhos. Os alunos do jardim-de-infância e primeiro ciclo participaram num exercício de simulação da ocorrência de um sismo e executaram os procedimentos a cumprir nessa situação.

A ação foi levada a cabo pelos técnicos da Protecção Civil Municipal no âmbito da iniciativa nacional "A Terra Treme", que propôs a participação num exercício de sensibilização para o risco sísmico, que ocorreu, simbolicamente, às 11,05 horas em todo o território.

O objetivo, neste caso em concreto, foi ensinar às crianças como agir antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente quais as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção que se devem adotar. No final, todos os participantes foram premiados com o respetivo certificado de distinção pela realização do exercício "Baixar, Proteger e Aguardar", com brindes e um folheto alusivo à temática.

Este ano, o exercício coincidiu também com o Dia Internacional de Sensibilização para o Risco de Tsunamis, fenómeno muito associado aos sismos e cujo impacto sobre as zonas ribeirinhas pode ser enorme.