Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Criação inspirada em obra de Jorge Amado abre a semana de encontro dos festivais DDD e FITEI
08-05-2019
O espetáculo "Margem" de Vítor Hugo Pontes, inspirada no romance "Capitães da Areia" de Jorge Amado, abre pelas 22 horas desta quarta-feira, 8 de maio, no Rivoli, a "Semana +" que faz o encontro dos festivais DDD e FITEI.

O livro de Jorge Amado retrata um grupo de crianças e adolescentes abandonados, que vivem nas ruas e praias de São Salvador da Baía, roubando para comer e dormindo num trapiche, onde sobrevivem a um dia de cada vez.

Oitenta anos depois da publicação da obra, o criador vimaranense Vítor Hugo Pontes quis "questionar quem são os novos 'capitães da areia', inspirando-me na realidade social de jovens que vivem nas margens".

Com texto de Joana Craveiro, este projeto partiu de um trabalho junto de jovens que foram privados do ensino, da alimentação, de carinho, de um pai, de uma mãe, jovens que partiram em défice ou que se viram em défice por razões que muitas vezes lhes são alheias.

Distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores com o Prémio para Melhor Coreografia de 2018, o espetáculo "Margem" assinala a abertura da "Semana +" dedicada à programação nacional e funcionando como a intersecção dos festivais Dias Da Dança (24 abril/12 maio) e Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (8 a 25 de maio).



A "Semana +" dá visibilidade e potencia a futura circulação nacional e internacional dos projetos apresentados, convidando programadores de todo o mundo para cinco dias intensos de espetáculos e encontros. Dessa forma, projeta o trabalho dos artistas portugueses além-fronteiras a partir do Porto, contribuindo também para robustecer a cidade como ponto de passagem obrigatória no panorama artístico contemporâneo.

Até ao próximo domingo, cerca de 20 artistas nacionais integram um programa multidisciplinar que dá especial enfoque na dança e no teatro, mas que conta também com DJs e uma exposição de fotografia.

Veja todas as propostas da "Semana DDD+FITEI", bem como a restante programação do Festival DDD e ainda a do FITEI que também começa hoje.