Educação

CPCJ nacional elogia papel dos núcleos do Porto na proteção das crianças

  • Notícia

    Notícia

#fib_cinema_comentado_The_Florida_Project_08.jpg

Na segunda sessão do Ciclo de Cinema Comentado, que decorreu esta terça-feira no Cinema Trindade com a exibição do filme "The Florida Project", a presidente da Comissão Nacional de Promoção e Proteção das Crianças e Jovens em Risco, Rosário Farmhouse, elogiou o trabalho desenvolvido pelas CPCJ da cidade do Porto.

Com entrada livre, o filme dos realizadores Sean Baker e Cris Bergoch despertou o interesse de dezenas de pessoas, à semelhança do que aconteceu na semana passada com "Ma Vie de Courgette", a primeira película a integrar o Ciclo de Cinema Comentado.

Desta vez, coube a Rosário Farmhouse comentar o segundo filme daquela que é uma iniciativa dinamizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Porto Ocidental, com o apoio da Câmara do Porto, e que envolve ainda as demais Comissões da cidade.

A presidente da Comissão Nacional de Promoção e Proteção das Crianças e Jovens em Risco aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho em rede desenvolvido pelas CPCJ da cidade (Central, Oriental e Ocidental), em articulação com a Câmara do Porto, no que concerne ao apoio dado às crianças e jovens vítimas de maus tratos.

Na sessão dedicada ao filme "The Florida Project", foram ainda escutados os comentários de António Roma Torres, médico psiquiatra, especialista na área da saúde mental e crítico de cinema.

O Vereador da Educação, Fernando Paulo, destacou o papel das Comissões e dos técnicos como fundamental para uma resposta capaz na prevenção e promoção do bem-estar das crianças e para a concretização dos seus direitos fundamentais.

A próxima e última sessão está marcada para 30 de abril (terça-feira), às 17,30 horas, com a exibição do filme "Cafarnaum", de Nadine Labaki. Vai contar com os comentários de André Lamas Leite, professor universitário e especialista na área de Direito. A entrada é livre.