Sociedade

Cortejo do Traje de Papel faz amanhã o dia mais forte das Festas de S. Bartolomeu

  • Notícia

    Notícia

#mno_s_bartolomeu_17.jpg

O ponto alto das Festas de São Bartolomeu acontece neste domingo. Com saída às 10 horas da Cantareira, o tradicional desfile, que leva centenas de figurantes a envergar trajes de papel, atravessa diferentes ruas da Foz do Douro até terminar com um banho no mar. 

O desfile parte da zona da Cantareira, segue pelo Passeio Alegre, passa pela Rua da Senhora da Luz, percorre a Avenida do Brasil, atravessa a Rua do Coronel Raúl Peres e a Rua de São Bartolomeu, antes de chegar à areia.

Como que se de uma espécie de catarse se tratasse, a tradição só fica efetivamente cumprida com um mergulho no mar, protagonizado tanto por participantes do desfile, como por populares que também se aventuram nas águas da Praia do Ourigo. Até porque, como reza a lenda, há que tomar o "banho santo" como sinal de agradecimento às interseções atendidas por São Bartolomeu e ficar livre de maleitas durante todo o ano.

O Cortejo do Traje de Papel, que recebe todos os anos milhares de visitantes, perpetua aquilo que de mais genuíno se mantém nos costumes das gentes da Foz do Douro. Com mais de 150 anos de história, é um dos desfiles com maior tradição no país e, certamente, o mais original.

Todas as indumentárias resultam do trabalho manual de centenas de pessoas, ligadas a coletividades locais, que não laboram noutro material que não seja... o papel.

Por esse motivo, os preparativos para o grande dia da celebração das Festas de São Bartolomeu iniciam-se com meses de antecedência.

As Festas de São Bartolomeu são organizadas pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o apoio da Câmara do Porto.