Sociedade

Cortejo da Queima sai à rua nesta terça-feira e promete tarde de festa académica

  • Notícia

    Notícia

#fib_queima_2016_17.jpg

Miguel Nogueira

O cortejo da Queima das Fitas, ponto alto na semana da festa académica do Porto, sai à rua nesta terça-feira à tarde, a partir das 14 horas. O percurso de milhares de estudantes terá como ponto de partida o Jardim da Cordoaria, em frente ao Palácio da Justiça, e como meta a tribuna de honra instalada na Avenida dos Aliados, em frente à Câmara do Porto.

Os carros alegóricos já estão preparados para o cortejo académico que se revela amanhã à cidade. Depois da Monumental Serenata, na madrugada deste domingo, e da Missa da Bênção das Pastas, que encheu a Avenida dos Aliados na manhã de ontem, o desfile dos universitários é o momento que mais gente chama à Baixa do Porto, entre participantes, famílias e curiosos.

Como habitual, a partir da manhã desta terça-feira, 7 de maio, há alguns constrangimentos de trânsito a ter em conta, nas ruas por onde passará o cortejo e nas imediações.

Nesta semana de festa estudantil, organizada pela FAP - Federação Académica do Porto, os dias são longos e as noites também. Epicentro das comemorações noctívagas, o Queimódromo, localizado no Parque da Cidade, recebe amanhã o já tradicional concerto de Quim Barreiros, mas há mais nomes da música nacional e internacional a subir ao palco até ao próximo sábado.

No recinto, às típicas "barraquinhas" das diferentes faculdades e cursos, acrescenta-se este ano uma novidade. Trata-se do Ponto Lilás, uma estrutura que servirá para ajudar quem se sentir desconfortável, perseguido ou simplesmente desorientado, contando, para o efeito, com o apoio no local de profissionais de organizações que lutam contra a violência sexual. Mas, seja por motivos de insegurança, perseguição ou simplesmente para descansar e esperar que os amigos voltem a aparecer, qualquer pessoa é convidada a procurar refúgio neste ponto seguro, caso sinta necessidade.

"Normalmente, [a Queima das Fitas] está associada a uma parte mais recreativa. Neste contexto é muito importante que façamos prevenção de comportamentos de risco, de situações menos favoráveis", refere João Pedro Videira, presidente da FAP, salientando que, no entanto, não têm havido situações graves no que diz respeito a abusos sexuais nas semanas académicas de anos anteriores.

Debate entre candidatos às eleições europeias

Aproximar a política dos jovens e combater o "défice democrático" nas eleições, deu origem a mais uma inovação na edição de 2019 da Queima das Fitas do Porto. A menos de um mês das Europeias, a FAP promove uma conversa informal entre estudantes e candidatos, durante as oito noites do evento. A troca de ideias decorre sempre às 22,30 horas no Queimódromo, num espaço ao lado do palco principal. A moderação é assegurada pelo presidente da FAP ou pelo presidente do Conselho Nacional da Juventude, Hugo Carvalho.

Serviço especial gratuito com a STCP e reforço da parceria com a CP

À semelhança de anos anteriores, a FAP volta a disponibilizar autocarros-vaivém para transportar os estudantes da Academia do Porto. Este ano, com duas novidades: o transporte será entre o Queimódromo e dois pontos estratégicos da cidade: Bolhão e Hospital de São João, e todos os autocarros são movidos a gás natural ou elétricos.

Os vaivéns que são completamente gratuitos começam a circular às 22 horas até às 7 horas do dia seguinte. 

Já a parceria estabelecida com a CP - Comboios de Portugal permite viagens promocionais de dois euros, de ida e volta, para os comboios Urbanos do Porto, com origem em qualquer estação das linhas de Braga, Guimarães, Marco de Canaveses e Aveiro e destino ao Porto. Durante esta semana. está ainda garantido um reforço de cerca de 4.500 lugares.

PROGRAMAÇÃO QUEIMÓDROMO

Domingo (5 de maio)

00:01h - 100AURA +

            - RUI VELOSO

Domingo (5 de maio)

22:00 - DEEJAY TELIO

          - DAVID CARREIRA

Segunda-feira (6 de maio)

22:00h - MUNDO SEGUNDO e SAM THE KID

            - RICHIE CAMPBELL

Terça-feira (7 de maio)

22:00h - INSERT COIN

            - QUIM BARREIROS

Quarta-feira (8 de maio)

22:00h - WET BED GANG

            - DAVID FONSECA

Quinta-feira (9 de maio)

22:00h - DIRTY SOUND BOYS

            - LOST FREQUENCIES

            - MASTIKSOUL

Sexta-feira (10 de maio)

22:00h - JIMMY P

             - GABRIEL O PENSADOR

Sábado (11 de maio) 

22:00h - Eva Simons

            - Dead Combo