Desporto

Corrida do Dia do Pai reuniu milhares de famílias em ambiente típico de festa

  • Notícia

    Notícia

A corrida era do pai mas a festa foi de toda a família. A correr, a caminhar ou a pedalar, a 16.ª edição da prova trouxe na manhã de domingo milhares de participantes para as ruas do Porto e de Matosinhos. E nem a chuva afastou o entusiasmo de pais, filhos, avós e netos.

Famílias inteiras juntaram-se no Queimódromo do Porto para celebrarem, de forma ativa e saudável, o Dia do Pai, indiferentes à chuva que persistiu em cair durante o início da corrida.

Além da prova de 10 km e da habitual caminhada de 5 km, a organização preparou, este ano, mais uma novidade, com a estreia de um passeio de bicicleta pelos mesmos 10 km do percurso. O objetivo desta nova variante foi sensibilizar o público para as alterações climáticas e a adoção de meios alternativos de mobilidade.

O pelotão de bicicletas foi, aliás, o primeiro a partir, logo pelas 9,30 horas da manhã. Uma hora mais tarde, foi dado o tiro de partida para a corrida e para a caminhada.

Apesar do tempo chuvoso, foram necessários pouco mais de 30 minutos para consagrar o vencedor na linha de chegada. Repetindo o triunfo da última edição da São Silvestre do Porto, António Pedro Rocha, do Clube Desportivo de S. Salvador de Campo, conquistou o lugar mais alto do pódio, com o tempo de 31m17s, batendo José Moreira, do Sporting Clube de Portugal, no sprint final. Os dois ficaram separados por um escasso segundo de diferença. A terceira posição ficou para Daniel Pinheiro, também do CD S. Salvador do Campo, com o tempo final de 31m38s.

No setor feminino, a vitória foi para Daniela Cunha, do Sporting Clube de Portugal, que completou os 10 km do percurso em 35m10s. Marta Martins, do Sporting Clube de Braga, foi segunda classificada, com o tempo de 36m42s, enquanto Diana Almeida, também do Sporting CP, fechou o pódio feminino com o tempo de 37m30s.

No final, e após a cerimónia de pódio, a organização sorteou duas bicicletas pelos vários participantes da corrida, caminhada e do passeio de bicicletas. As senhas sorteadas foram: A1693 (bicicleta de criança) e A2624 (bicicleta de adulto). Os vencedores devem entrar em contacto com a organização.

Consulte aqui os resultados completos desta 16.ª edição da Corrida do Dia do Pai.