Sociedade

Corredores saudáveis pintam Campanhã de verde com a ajuda de todos

  • Notícia

    Notícia

Urbinat_cartaz.jpg

O projeto europeu URBiNAT - Urban Innovative and Inclusive Nature começa hoje oficialmente a criar corredores saudáveis em Campanhã, envolvendo de forma divertida os moradores no nascimento de uma cidade mais inclusiva e mais ligada com a natureza.

Entre as 10 e as 18 horas de hoje, dia 12, é lançado na Praça da Corujeira o projeto URBiNAT com financiamento europeu, que decorrerá até 2023 e que tem como principal objetivo o desenvolvimento de corredores saudáveis em sete cidades europeias, entre as quais está o Porto, que é uma das cidades-líderes.

O URBiNAT significa uma regeneração urbana inovadora e inclusiva, a partir da co-construção e co-implementação de soluções baseadas na natureza, envolvendo a comunidade local.

Assim, ao longo deste sábado, a equipa do projeto URBiNAT - composta pela Câmara Municipal, a Domus Social EM, o CIBIO - Centro de Investigação de Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade Porto, o GUDA (Atelier de Design, Lisboa) e o CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - dá os primeiros passos no processo de envolvimento e capacitação da população local para o processo participativo do projeto, através de um percurso composto por atividades inovadoras e interativas.

De acesso livre, o evento é por isso aberto a toda a população, residente ou não naquela zona de Campanhã, que poderá ao mesmo tempo divertir-se, contribuir e participar ativamente na co-criação de corredores saudáveis na zona oriental da cidade.