Sociedade

Copos reutilizáveis fazem estreia na Passagem de Ano

  • Notícia

    Notícia

#fib_copos_reutilizaveis_passagem_ano_01.jpg

Sensibilizar o público para a sustentabilidade e para a reciclagem é o objetivo subjacente à introdução de copos reutilizáveis nos grandes eventos que acontecem no espaço público da cidade, a começar já na noite de Passagem de Ano do Porto. 

À semelhança do que já acontece em alguns dos principais festivais de verão em Portugal, este ano, e pela primeira vez, a Passagem de Ano do Porto será celebrada na Avenida dos Aliados sem copos de plástico descartáveis. Os bares que vão dar apoio aos concertos, nas noites de 29 e 31 de dezembro, mas também na tarde de 1 de janeiro, garantirão o funcionamento exclusivo com copos reutilizáveis.

A medida foi concertada entre a Câmara do Porto e a Super Bock, patrocinadora principal dos grandes eventos na cidade, como as Festas de São João e a Passagem de Ano.

O objetivo é reduzir o plástico excessivo que se acumula nas ruas e sensibilizar as pessoas para a importância da reciclagem e da sustentabilidade de uma forma integrada.

Na compra da bebida, cada copo de 25 cl tem o custo de 50 cêntimos e o de 50 cl custa 1 euro, promovendo assim a sua reutilização para as bebidas seguintes.

A medida estende-se também aos bares de apoio nos três palcos alternativos que estarão a funcionar na Baixa do Porto durante a Passagem de Ano, respetivamente no Largo Amor de Perdição (Cordoaria), Praça Gomes Teixeira (Leões) e Praça dos Poveiros.

Este conceito inovador apresenta claros benefícios em termos ambientais, pois os copos podem ser usados, lavados e reutilizados. Produzidos em polipropileno, tiveram estreia há dois anos no Porto, no festival NOS Primavera Sound.

Para introduzir este sistema nos festivais de música em Portugal, a marca de cerveja da Unicer desenvolveu uma parceria com a multinacional francesa Ecocup.