Cultura

Convocatória para bolsas de criação no Happy Together termina no dia 3

  • Notícia

    Notícia

mala_voadora.jpg

Acaba já a 3 de setembro o período do call for art para o programa Happy Together, uma parceria da Câmara do Porto com a Mala Voadora, no âmbito do Fórum do Futuro.

Este call for art visa a escolha de três obras - situadas entre as artes visuais e as artes performativas, a instalar e/ou apresentar na Mala Voadora - e duas conferências inseridas na programação do Fórum do Futuro: com o artista, tecnólogo e filósofo Koert van Mensvoort (que defende a integração do ambiente tecnológico no conceito de natureza) e o ativista do Voluntary Human Extinction Movement, Les Knight (defensor da extinção progressiva e total da Humanidade através da paragem da procriação).

O Fórum do Futuro é um festival internacional de pensamento que decorre anualmente na cidade do Porto e que tem como principal objetivo reunir convidados de múltiplas disciplinas para refletir sobre questões que importam às sociedades contemporâneas.

O evento deste ano tem como tema "Terra Elétrica" e porá o foco no Antropoceno, provocando o debate e a reflexão sobre a forma como as tensões sociais interferem nos "equilíbrios planetários" e como a ação humana tem impacto na nossa relação com a natureza.

As obras propostas ao call for art deverão, por isso, relacionar-se com o tema, podendo ser consideradas como referência tanto as ideias propostas pelos dois oradores convidados como o projeto "Amazónia" da Mala Voadora.

Aberto a todos os artistas residentes em Portugal, este call for art dará lugar à seleção de três propostas para intervenções artísticas, cada uma com direito a uma bolsa de execução no valor de 1.500 euros.

O júri do concurso integra três elementos da Mala Voadora (Jorge Andrade, José Capela e Vânia Rodrigues), Guilherme Blanc em representação do Pelouro da Cultura da Câmara do Porto, Daniel Fraga, arquiteto e investigador, e Marcelo Évelin, bailarino e coreógrafo.

O anúncio das três propostas selecionadas será feito até 9 de setembro.

+Info: regulamento e informações aqui.