Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Conheça os horários e regras a respeitar nos cemitérios municipais
19-05-2020
A reabertura dos cemitérios municipais de Agramonte e do Prado do Repouso no passado dia 11 veio acompanhada de um conjunto de regras que têm obrigatoriamente de ser respeitadas por todos os cidadãos que os visitam. Além do uso obrigatório de máscara, o tempo máximo de permanência no interior é de 45 minutos. Fica ainda estipulado que, nesta fase, os dois cemitérios encerram aos domingos. 

Os cemitérios estão abertos de segunda a sábado, entre as 8,30 horas e as 12 horas e entre as 13,30 e as 17 horas. O acesso ao interior é feito por uma única porta; no caso do Cemitério do Prado do Repouso pelo Largo do Padre Baltasar Guedes, e no Cemitério de Agramonte pela Rua de Agramonte.

Entre as regras individuais a impor no acesso ao interior dos cemitérios, surge o uso de máscara facial obrigatória e o cumprimento das regras de distanciamento social. Já o tempo de permanência máximo permitido no interior espaço, para culto e/ou manutenção de sepulturas ou jazigos, é de 45 minutos.

Todos os atendimentos presenciais a munícipes só serão feitos mediante marcação prévia, de segunda-feira a sexta-feira, entre as 9 e as 12 horas e entre as 14 e as 16,30 horas, e aos sábados das 9 às 12 horas. Para fazer a marcação no Cemitério de Agramonte, ligue para o número de telefone 226 066 604 ou contacte através do email cemiterio-agramonte@cm-porto.pt. Se pretender agendar atendimento no Cemitério do Prado do Repouso tem ao dispor o contacto telefónico 225 379 925 ou o email cemiterio-pradorepouso@cm-porto.pt.

Já o atendimento presencial das secretarias a agentes funerários mantém-se de segunda a sábado. No Cemitério de Agramonte entre as 8,30 e as 12 horas e das 13,30 horas às 17 horas, e no Cemitério do Prado do Repouso das 8,30 horas às 17 horas.

Quanto a viaturas autorizadas a pessoas com mobilidade reduzida podem deslocar-se no interior do cemitério de segunda a sexta-feira, no seguinte horário: das 8,30 às 10 horas e das 12 às 14 horas.

Se o motivo da deslocação for a manutenção de sepulturas ou jazigos, saiba que os arranjos florais devem entrar no cemitério já previamente executados e prontos a colocar.

Regras para os funerais

Apenas podem acompanhar o funeral até ao destino final os familiares mais próximos, até um limite de 10 pessoas, sendo que deste limite não pode resultar a impossibilidade da presença no funeral de cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins.

Nenhum caixão funerário poderá ser aberto dentro do espaço cemiterial, no âmbito da realização de funerais e cremações.

Por outro lado, mantêm-se encerradas as instalações sanitárias e as capelas dos cemitérios, assim como qualquer utilização das mesmas. Do mesmo modo, devem ser mantidas as distâncias de segurança entre o grupo de acompanhantes e agentes funerários.