Sociedade

Conheça o programa para comemorar o 25 de Abril

  • Notícia

    Notícia

#mno_25_abril.jpg

Miguel Nogueira

Música, fogo de artifício, jogos tradicionais, workshops e um Desfile pela Liberdade são algumas das iniciativas que integram o programa oficial do 44.ª aniversário da Revolução dos Cravos na cidade do Porto. As celebrações iniciam-se na noite de 24 de abril, com um concerto nos Aliados pelo músico portuense Bezegol.

Tal como acontece desde 2016, a Câmara do Porto associa-se às comemorações do Dia da Liberdade, preparando um vasto programa de iniciativas na cidade, em conjunto com a Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril no Porto, que este ano envolve 19 associações.

Além de vários momentos musicais, o programa inclui um espetáculo de fogo de artifício, diversas atividades para o público infantil, uma homenagem aos resistentes antifascistas e o já tradicional Desfile pela Liberdade.

As comemorações têm início na véspera, a partir das 22 horas de 24 de abril, com um concerto de Bezegol na Avenida dos Aliados.

Quase a completar 12 anos de carreira e com quatro trabalhos editados - Rude Bwoy Stand (2007), Rude EP (2009), Monstro EP (2011) e S.A.C.A.N.A (2013) -, o músico portuense é conhecido por explorar e combinar sonoridades tão diversas como o reggae, o funk, o hip-hop ou até mesmo o fado. Fugir à norma é precisamente o lema criativo deste músico, nascido num bairro social do Porto e dono de um timbre absolutamente singular.

Pouco antes da meia-noite, e a anteceder o lançamento do fogo de artifício, atua o Coral da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que assinalará a entrada no Dia da Liberdade com o tema "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso.

No feriado do 25 de Abril, a programação arranca a partir das 10 horas, na Praça D. João I, com uma manhã dedicada aos mais pequenos, com vários jogos tradicionais e ateliês ligados ao tema da revolução e da liberdade.

À tarde, pelas 14 horas, o Museu Militar do Porto recebe uma homenagem aos resistentes antifascistas, cerimónia que antecede o tradicional Desfile pela Liberdade, que arranca no início da Rua do Heroísmo, junto à Ex-PIDE, e ruma até à Avenida dos Aliados.

O dia termina no palco dos Aliados com mais dois momentos musicais: a partir das 15 horas, com a atuação de Caruma e, uma hora mais tarde, com o concerto de Pedro Mestre, intitulado "Campaniça do Despique" e que inclui um coro de Cante Alentejano.

Programa completo:

Terça-feira, 24 de abril


Avenida dos Aliados

22:00 Concerto Bezegol; Coral de Letras da Universidade do Porto

00:00 Fogo de Artificio

Quarta-feira, 25 de Abril


Praça D. João I

10:00 Manhã infantil / Jogos tradicionais


Largo Soares dos Reis

14:00 Homenagem aos Resistentes Antifascistas na ex-PIDE (R. do Heroísmo)

14:30 Desfile da Liberdade


Avenida dos Aliados

15:00 Concerto Caruma

16:00 Concerto Pedro Mestre + Cante Alentejano