Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Conheça o primeiro piloto e o primeiro carro a testarem a Porto Street Stage
19-05-2016

O piloto portuense e antigo tricampeão nacional de ralis, Fernando Peres, vai ser o primeiro a testar a classificativa montada na Baixa do Porto, com um carro com as cores da marca da cidade.


Embora não vá participar na edição deste ano do Vodafone Rally de Portugal em termos competitivo, estará na Porto Street Stage ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo9 durante a tarde para reconhecer o percurso, antes da verdadeira competição marcada para as 19 horas.


Em entrevista ao www.porto.pt destacou o trabalho de parceria entre a Câmara do Porto, o ACP - Automóvel Clube de Portugal e a Federação Internacional do Automóvel nas montagens da classificativa, inédita na história da prova, que têm acontecido com perturbações mínimas para o trânsito e para a cidade e só na sexta-feira a Baixa do Porto verá acontecerem os cortes e condicionamentos mais significativos.


"É a primeira vez em que os pilotos treinam uma classificativa no mesmo dia em que se realiza e isso vai permitir que o trânsito esteja permanentemente aberto e só no dia é que vai estar fechado", referiu o piloto.


Fernando Peres considerou também como "uma honra como tripeiro" poder fazer as passagens de teste pelo percurso.




Em termos técnicos, o piloto considera que ninguém vai querer perder o rali de Portugal na Baixa do Porto e por isso a classificativa será bastante competitiva, lembrando que hoje a competição se faz à décima de segundo.


Além do Mitsubishi com as cores da marca "Porto.", Fernando Peres terá o seu atual carro, um Ford Fiesta R5, com o qual disputa o Campeonato Nacional de Ralis estacionado na zona VIP da classificativa.


Apesar da classificativa do Rally apenas se iniciar por volta das 19 horas, antes disso haverá muita animação no percurso. De destacar que os carros do WRC farão o reconhecimento do traçado a partir das 12,45 horas, naquela que será a primeira oportunidade para ver as grandes estrelas do Mundial de Ralis, embora ainda em marcha lenta. Pelas 17 horas é a vez dos Clássicos de Ralis reconhecerem o percurso, seguindo-se a respetiva prova pelas 17,45 horas. É nos intervalos destes horários que Fernando Peres estará em "pista" com o seu Mitsubishi ostentando o "Porto."


Ao longo do percurso haverá sete ecrãs gigantes que permitirão assistir, em direto, à transmissão que a RTP fará da prova. Recorde-se que, além de poder assistir em bancada com bilhete pago (já esgotados), será possível assistir gratuitamente em muitos locais.