Sociedade

Conheça o plano especial de recolha de resíduos para esta quadra natalícia

  • Notícia

    Notícia

#mno_novos_contentores_lixo_07.JPG

Miguel Nogueira

A empresa municipal Porto Ambiente preparou um plano de reforço de limpeza para este Natal, de modo a corresponder à maior afluência de pessoas no centro do Porto. A recolha é suspensa em toda a cidade apenas na noite de consoada, dia 24, mas logo retomada na noite seguinte, a 25 de dezembro.


O reforço da limpeza será feito na Baixa, designadamente no eixo Santa Catarina/Flores/Clérigos. Este ajustamento incidirá sobretudo durante o período da tarde e noite, devido à maior afluência de pessoas nesta área, acompanhando no período noturno o horário de abertura dos estabelecimentos comerciais (estando prevista a duplicação de frequência e recursos na limpeza pública, nomeadamente na varredura e na lavagem).

O plano traçado garante também, o alargamento da varredura entre o final da tarde de domingo, dia 23, e a madrugada de segunda-feira, dia 24.

No domingo, dia 23, acrescente-se ainda que, excecionalmente, será feito um reforço nos circuitos da recolha seletiva, de forma a dotar os equipamentos de uma maior disponibilidade para acomodar uma maior quantidade de deposição de resíduos.

E, porque os funcionários do Município afetos ao serviço de recolha de resíduos merecem também passar uma consoada em família, decidiu-se que na noite de 24, véspera de Natal, não haverá recolha de resíduos em toda a cidade.

Nesse sentido, apela-se à compreensão e colaboração de todos os portuenses para depositarem os seus resíduos apenas a partir do dia 25 (terça-feira), evitando assim a sobrelotação e a acumulação junto dos contentores.

Porto Ambiente quer que percentagem dos recicláveis continue a subir

A separação dos resíduos é incentivada pela empresa municipal Porto Ambiente. Recorde-se que, recentemente, foi feito um balanço que já indica que a taxa de recicláveis está próxima dos 30%, mas aguarda-se que este número possa subir ainda mais.

Além disso, a época do Natal está a ser aproveitada para promover e reforçar a divulgação do projeto de recolha seletiva porta-a-porta residencial, uma iniciativa que permite ajudar a instituição "Somos Nós" - Associação para Autonomia e Integração de Jovens Deficientes (IPSS).

Está também em curso uma campanha massiva, lançada pela LIPOR e articulada pelos oito municípios que a integram, nos meios de comunicação social, jornais e rádios, denominada "Neste Natal reciclar é dar +", à qual o Município do Porto, como membro da rede, naturalmente se associa.