Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Conferência internacional debate no Porto os direitos dos consumidores face aos desafios ambientais
09-10-2018
"Consumidores e Justiça Ambiental: soluções práticas para consumidores em situação de risco" é o tema da conferência que se realiza no Centro de Congressos da Alfândega do Porto na próxima sexta-feira.

Com participação gratuita mediante registo prévio obrigatório, a conferência é organizada pela DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e a BEUC - Organização Europeia dos Consumidores.

O evento vai explorar a temática do impacte desproporcional das consequências ambientais negativas sobre determinados grupos de consumidores, com destaque para as emissões poluentes e contaminantes, as condições meteorológicas extremas e a insegurança alimentar. Os temas serão abordados numa perspetiva de prevenção de riscos e de reparação de danos, com o objetivo de identificar soluções para os consumidores.

Segundo a organização da conferência, os prejuízos para os consumidores aumentaram nos últimos anos devido aos riscos ambientais relacionados com a crescente ocorrência de fenómenos climáticos extremos, à adoção ou ausência de determinadas políticas públicas e à atuação de algumas empresas. Há grupos da população afetados, de diferentes formas, como resultado de políticas e atitudes que têm promovido assimetrias entre os cidadãos.

A iniciativa reunirá um leque de especialistas nacionais e internacionais para refletirem em conjunto e debaterem sobre temas variados relacionados com os direitos dos consumidores face aos desafios ambientais. Haverá intervenções sobre os fenómenos climáticos extremos e os seguros, a saúde ambiental e os mecanismos de compensação coletivos, as emissões poluentes e a responsabilidade pública ou a alimentação segura e o risco de exclusão.

Conheça o programa detalhado AQUI.