Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Conferência internacional coloca Porto no mapa da inovação no setor da água
27-09-2017

A inovação no setor da água está instalada no Centro de Congressos da Alfândega. Até amanhã, representantes de dezenas de países participam na EIP Water Conference. Tecnologia, indústria e empreendedorismo são domínios presentes numa conferência que contempla apresentações, debates, uma mostra empresarial (de entrada livre), uma competição de startups, partilha de experiências e networking. O evento faz parte da Porto Water Innovation Week.


Foi com a sala da Alfândega "submersa" no vídeo mapping que começou esta manhã conferência internacional promovida pela Parceria Europeia de Inovação para a Água (EIPWater). No discurso de boas vindas aos participantes, o vice-presidente da Câmara do Porto, Rui Loza notou ser esta uma "cidade que se desenvolveu com barcos de rio e de mar" para sublinhar a sua geografia estratégica: como disse, a água, "recurso escasso no planeta, distingue cada vez mais quais as regiões atrativas e as que estão limitadas".

O Porto "será cada vez mais uma região capaz de oferecer este recurso com abundância e qualidade, com um custo energético sustentável e ecológico", considerou Rui Loza.


Também o ministro do Ambiente, Pedro Matos Fernandes, participou na abertura da EIP Water Conference, que conta com oradores e participantes de 60 países. Realizada com a chancela da Comissão Europeia, esta quarta edição da iniciativa incide sobre as principais questões suscitadas pela revolução em curso no setor. Dando enfoque às áreas científicas e empresariais, tem como objetivos derrubar as barreiras à inovação e criar oportunidades de negócio.


 


O que há de novo no setor em exposição aberta


Nas alas nascente e poente da Alfândega do Porto, 118 empresas expõem as formas como a tecnologia está a transformar o setor, respondendo a necessidades e encontrando oportunidades. Esta exposição, aberta ao público em geral, permite não só "mostrar o que há de novo", mas também potenciar o desenvolvimento de negócios e parcerias, conforme indicou ao Porto. Nuno Gomes, um dos empresários presentes.


Para o empresário, o evento vem confirmar que o Porto "está a posicionar-se em Portugal como um cluster científico e tecnológico, com muita inovação a acontecer e um clima favorável ao empreendedorismo".


Este mesmo ecossistema inovador e tecnológico reflete-se na organização de uma competição de startups, com 16 finalistas. A par destas iniciativas, há "tech talks", exibições de projetos e o Porto Water Match, que visa criar oportunidades de negócio.


A Porto Water Innovation Week decorre até sábado, 20 de setembro. Nos dois últimos dias, integra o Aquaporto, Festival da Água que chama sempre muito público ao Parque da Cidade. Na sexta-feira, a Alfândega acolhe também a Mayors & Water Conference, focada na Agenda Urbana para a Água 2030 e em case-studies sobre soluções sustentáveis para a gestão da água nas cidades. Pretende-se que do encontro saia a Declaração do Porto para esta agenda global.