Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Conferência europeia reúne mais de mil profissionais de centros e museus de ciência
14-06-2017

Entre esta quinta-feira e sábado, o Porto é anfitrião da 28.ª Conferência Anual ECSITE, considerada o maior encontro europeu de comunicadores de ciência e profissionais de museus e de centros de ciência. Ao acolher o evento, a cidade volta a mostrar-se como um território "da inovação, onde ciência, tecnologia e empreendedorismo vêm transformando a realidade e indicando o futuro", conforme salientou Filipe Araújo, vereador da Inovação e do Ambiente da Câmara do Porto, na receção de boas-vindas que hoje reuniu nos Paços do Concelho algumas centenas de participantes na conferência.


Organizada pelo Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto e pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a ECSITE junta, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, mais de 1100 participantes de cerca de 50 países.


Com o tema "Life Everywhere", a conferência traz a Portugal mais de 400 especialistas para moderar as mais de 90 sessões do programa, entre debates, workshops e apresentações. Vai ser discutido o papel da cultura científica no futuro da sociedade, analisada a contribuição dos museus e centros de ciência na promoção dos novos desafios para a sustentabilidade global, a comunicação de ciência na era do "pós-verdade" e os ecossistemas de aprendizagem.


Na sua intervenção, Filipe Araújo realçou a importância do tema, um convite para celebrar a vida, na sua diversidade, e sobretudo "uma boa oportunidade para entendermos que, para continuar a celebrar, temos de tomar bem conta do nosso planeta". É um compromisso extensivo a todos, no qual o Porto "está seriamente empenhado".


"A visão da ECSITE é promover a criatividade e o pensamento crítico na sociedade europeia, estimulando os cidadãos a envolverem-se com a ciência", sendo que "este é um propósito comum" ao Município do Porto - sustentou ainda o vereador, para quem o futuro das cidades pede aos cidadãos "maior participação e mais cocriação, tendo em vista a construção de uma sociedade mais forte e coesa". Para o efeito, concluiu, "centros de ciência, museus e todas as organizações que envolvem as pessoas com a ciência têm um papel crucial".


No âmbito da conferência, serão divulgados os vencedores do Mariano Gago ECSITE Award, um galardão que reconhece e distingue os projetos ligados à ciência e museus, com o caráter mais inovador e criativo, e que sejam capazes de causar impacto junto da sociedade.

 

+Info: Programa e outras informações no website da ECSITE