Proteção Civil

Condições meteorológicas levam a interromper a Av. de D. Carlos I ao trânsito

  • Notícia

    Notícia

#fib_agitacao_maritima_02.jpg

A previsão de um aumento significativo da agitação marítima a partir do início da tarde desta quinta-feira torna necessário, por precaução, interromper a circulação automóvel na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, a partir das 14 horas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que emitiu avisos amarelo e laranja para o Porto, está previsto um aumento significativo da agitação marítima com ondas de noroeste com altura significativa de 5 a 6 metros, podendo a altura máxima atingir os 9 metros.

A situação deverá manter-se até ao início da manhã de sexta-feira, dia 26 de abril, pelo que, por precaução, torna-se necessário interromper a circulação automóvel na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, a partir das 14 horas. O trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam, sendo feita uma reavaliação da situação ao início da manhã de amanhã, sexta-feira, dia 26.

Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções e apela ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes, bem como aos cortes de trânsito que serão implementados nestas zonas.

O Porto encontra-se também com aviso amarelo para vento forte, com rajadas até 75 km/h, até às 18h00 de hoje, pelo que se solicita também especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores.

A Câmara do Porto, através do Departamento de Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Em caso de emergência, aconselha-se a contactar o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de precaução que deve tomar, consultando o AVISO 08/2019.