Educação

Concurso vai premiar projetos de investigação concebidos por jovens

  • Notícia

    Notícia

#fib_Mostra_Nacional_Ciencia_16.jpg

Filipa Brito

Está aberto o período de candidaturas à 27.ª edição do Concurso Jovens Cientistas, lançado pela Fundação da Juventude em parceria com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica.

A iniciativa é dirigida a todos os jovens que desenvolvam projetos de investigação em ambiente escolar.

Os 100 melhores projetos irão participar na 13.ª Mostra Nacional de Ciência, a realizar de 30 de maio a 1 de junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

O concurso, de âmbito nacional, tem como objetivo promover os ideais da cooperação entre jovens cientistas e estimular o aparecimento de talentos nas áreas da ciência, tecnologia, investigação, inovação e empreendedorismo.

Os projetos devem enquadrar-se nas áreas de estudo de Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática, Química e Bioeconomia.

A Ciência Viva, co-organizadora, reunirá um vasto quadro de professores e investigadores de reconhecido mérito nas diferentes áreas científicas, que serão responsáveis por eleger os 100 melhores projetos. Os vencedores terão outros prémios e mais oportunidades de representar Portugal em prestigiadas competições internacionais.

As candidaturas podem ser submetidas até 23 de abril no site da Fundação da Juventude.

A 27.ª edição do Concurso para Jovens Cientistas está integrada no Projeto Gera Talentos, financiado pelo COMPETE, um programa estruturante de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, promovido pela Fundação da Juventude.