Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Concurso vai eleger a verdadeira Delícia do Porto
06-05-2019
Estão a decorrer até 17 de maio as candidaturas para encontrar a "Delícia do Porto", ou seja, a especialidade de doçaria mais identitária do distrito do Porto. Há 10 mil euros à espera do vencedor. 

A iniciativa, que é apoiada pela Câmara do Porto, pretende que seja criado um doce novo, um produto de origem geográfica que revele interesse etnográfico, social ou técnico, evidenciando valores de memória, saberes, autenticidade, singularidade ou exemplaridade. O convite à participação é feito às pastelarias, confeitarias, chefs de cozinha, associações, federações, entidades privadas e pessoas singulares.

O concurso vai realizar-se em três fases, cada uma num concelho distinto do distrito: uma eliminatória em Vila do Conde e outra em Vila Nova de Gaia e a grande final no Porto, a decorrer entre o final deste mês e junho.

A especialidade criada deverá ter, entre outras características, até três dias de durabilidade conservando todas as propriedades organolépticas (características dos materiais que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como a cor, brilho, luz, odor, textura, som e sabor), ser apresentada em doses individuais que não ultrapassem os 100 gramas, indicada para todas as idades e fácil de transportar.

Após a fase de eliminatórias, os doces que passem à final serão disponibilizados em vários estabelecimentos comerciais para que o público as possa provar e votar através da APP "Delícia do Porto" - disponível no final de maio. O resultado desta votação terá um peso de 30% no apuramento do vencedor e será adicionada à votação do júri durante a Grande Final.

Para além do prémio de 10 mil euros, o vencedor vai ostentar o estatuto de criador da "Delícia do Porto", podendo participar nos eventos, feiras nacionais e internacionais, onde a especialidade criada venha a ser promovida.


+Info: Site oficial do concurso