Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Concurso para requalificar a Praça da Corujeira reúne seis candidaturas
25-06-2020
No âmbito do concurso de conceção lançado pela Câmara do Porto para a elaboração do projeto de requalificação da Praça da Corujeira e da sua zona envolvente, foram recebidas propostas de seis concorrentes. 

Após a receção das seis candidaturas, cabe ao júri do concurso analisar e classificar as propostas a fim de eleger a melhor opção para o desenvolvimento do projeto, que irá beneficiar o serviço e as condições de utilização da rede viária municipal e intermunicipal da Praça da Corujeira e da zona envolvente.

Sob responsabilidade da empresa municipal de Gestão e Obras do Porto - GO Porto, o concurso visa, concretamente, a obtenção de soluções de projeto para a requalificação do espaço público da área da Praça da Corujeira, Rua Nova da Corujeira, Rua Central da Corujeira, Rua de Ferreira dos Santos, Rua das Escolas e Rua de São Roque da Lameira, que permitirá uma efetiva integração da zona oriental com a cidade.

Além disso, o projeto permitirá também consolidar a Praça da Corujeira como uma centralidade renovada e reforçar a sua integração no sistema de acessos ao centro da cidade a partir da zona oriental do Porto, potenciando e valorizando a sua ligação à malha envolvente e afirmando aquela zona como um dos principais espaços lúdicos e turísticos da cidade e como um ponto central das novas dinâmicas urbanas do território de Campanhã.

Recorde-se que, no âmbito deste concurso, poderão ser atribuídos cinco prémios de participação no valor global de 31 mil euros distribuídos por três prémios de consagração (1.º, 2.º e 3.º classificados) no valor de 15 mil, 10 mil e 5 mil euros, respetivamente, e por dois prémios de participação no valor de 500 euros cada para o 4.º e o 5.º classificados.

A estimativa preliminar de custo da obra é de cerca de 4,4 milhões de euros e deverá contemplar ações no âmbito do Projeto Europeu URBiNAT, no qual o Porto tem um papel de cidade "front-runner", ou seja, de liderança, até porque se trata de um projeto que encontra coerência na estratégia da cidade no domínio do ambiente e espaços verdes para o ano de 2020.

O vencedor do concurso será o responsável pela conceção e desenvolvimento do projeto de "Requalificação do Espaço Público da Praça da Corujeira e sua Envolvente".