Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Concurso Nacional de Leitura
21-04-2016

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolheu, na passada terça-feira, a fase distrital do Porto da 10ª edição do Concurso Nacional de Leitura.


Trata-se de uma iniciativa de promoção do livro e da leitura organizado em parceria com o Plano Nacional de Leitura, a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, a Rede de Bibliotecas Escolares, a RTP, o IP Camões e que conta com o apoio da Câmara do Porto.


Foram quase 500 alunos de 119 escolas, de 17 concelhos do distrito do Porto que realizaram provas escritas sobre os livros: "O ouro de Delfos", de Hélia Correia; "O supergigante", de Ana Pessoa (3º ciclo do ensino básico) e "O Retorno", de Dulce Maria Cardoso; "Boa Noite, Senhor Soares", de Mário Cláudio (ensino secundário). O tema escolhido este ano foi: Ligação.


À prova oral chegaram cinco finalistas. A prova foi constituída por um momento de argumentação da prova escrita, outro de leitura expressiva e, por fim, de um momento de dramatização/interpretação de um personagem de um dos livros lidos. Com base nas provas escritas e orais foram selecionados dois candidatos do 3º Ciclo do Ensino Básico e dois candidatos do Ensino Secundário, de escolas dos concelhos de Valongo, Penafiel e Matosinhos (1º classificado e suplente).


Os primeiros classificados irão representar o distrito do Porto na final nacional a realizar em Lisboa durante o mês de junho/julho, designadamente: Emanuel Fernandes Pinheiro, da Escola Secundária c/ 3º ciclo do Campo - Valongo (1º finalista do 3º ciclo em 327 participantes) e Ana Rita dos Santos Jorge Coelho, da Escola Secundária de Valongo (1ª finalista do ensino secundário em 130 participantes. Estes grandes vencedores receberam um prémio pecuniário em livros oferecido pela Porto Editora, no valor de 200 euros. O júri das provas foi constituído por José António Gomes, Maria Cabral Pacheco de Miranda e Carla Teixeira.


Durante o dia, os alunos, professores, mediadores da leitura assistiram aa várias atividades, como um espetáculo de poesia: Camões é um poeta rap, pela Companhia Arte Pública, de Beja; apreciaram os resultados de uma formação de escrita criativa dinamizada pela escritora Ana Saldanha; ouviram os alunos do ensino secundário orientados por Teresa Lima e Daniel Gorjão; puderam fazer visitas guiadas a exposições de arte e arquitetura contemporânea patentes na Galeria Municipal do Porto. As escritoras Hélia Correia, Dulce Maria Cardoso e Ana Pessoa escreveram mensagens específicas sobre os seus livros para o Concurso Nacional de Leitura do Porto.