Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Concurso Nacional de Leitura
20-04-2015

Quase 500 alunos, dos 12 aos 18 anos, de 18 concelhos do distrito do Porto, e de 126 escolas vão participar naquela que é a maior etapa do Concurso Nacional de Leitura, a fase distrital do Porto, a 21 abril, amanhã, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett ( BMAG).


Centenas de jovens do 3º ciclo e ensino secundário vão provar que gostam de ler. O tema escolhido para esta fase foi "Felicidade", tema transversal à programação deste ano do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, que tutela a biblioteca.


O concurso funciona como uma espécie de maratona a começar antes das 9h00 e a terminar perto das 17h, numa cerimónia que conta com a presença do vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva.


O programa é vasto e incluiu uma prova escrita e uma prova oral. Um júri avalia e escolhe os 5 finalistas por ciclo de ensino. O júri é composto pelo professor, poeta, escritor e ensaísta José António Gomes, por Maria Cabral, antiga técnica superior da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas e por Carla Teixeira, bibliotecária da BMAG e coordenadora do SABE - Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares.


De forma paralela, os participantes poderão também assistir ao espetáculo adVERSUS, com a atriz Cristina Paiva; a uma performance teatral orientada pela psicóloga Lara Morgado; e participar em visitas guiadas à exposição da Galeria Municipal do Porto "You love me, Love me not".


O Porto torna-se assim numa espécie de capital da leitura para jovens. A Biblioteca Municipal Almeida Garrett é a única biblioteca municipal de leitura pública que realiza esta iniciativa desde o início, em 2006, e de forma ininterrupta. De 81 participantes em 2006, atualmente participaram quase 500. O Concurso Nacional de Leitura é organizado pelos seguintes parceiros: PNL - Plano Nacional de Leitura (comissariado pelo Professor Doutor Fernando Pinto do Amaral); DGLAB (Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas - Secretaria de Estado da Cultura); RBE - Rede de Bibliotecas Escolares (Ministério da Educação); e RTP - Radio Difusão Portuguesa.


Esta iniciativa conta ainda com o apoio de vários patrocinadores, como a Porto Editora, a Visão, a Leya, a Imprensa Nacional Casa da Moeda, o Jornal de Notícias, a Fundação Manuel Leão, a Fundação Francisco Manuel dos Santos, a Chiado Editora, a VOC, a Calendário das Letras, a Unicer e a Vitalis.