Cultura

Concurso Internacional de Harpa estreia-se com 94 candidatos e 3 concertos

  • Notícia

    Notícia

#DR_Concurso_Internacional_Harpa.jpg

O 1.º Concurso Internacional de Harpa que se realiza em Portugal começa nesta sexta-feira no Porto. Conta com a participação de 94 candidatos de vários continentes e inclui três concertos e uma exposição. 

Organizada pela Associação Portuguesa de Harpa, no âmbito do centenário do Conservatório de Música do Porto, a competição tem seis categorias e vai desenrolar-se até domingo. Os 94 concorrentes, além de Portugal, são oriundos desde a China até aos EUA, passando pela Alemanha, Áustria, Bélgica, Bielorússia, Espanha, França, Itália, Holanda, Polónia, Roménia, Rússia, Sérvia e Ucrânia.

O júri integra Mário Falcão, Maria Rosa Calvo-Manzano, Françoise De Maubus, Vasco Negreiros, André da Cunha Leal, Ernestine Stoop, Estibaliz Aldecoa e Paulo Peres.

Um dos momentos altos do 1.º Concurso Internacional de Harpa é o concerto de sábado, às 21,30 horas, no qual atuam Nadia Birkenstock (harpa céltica e voz) e Steve Hubback (percussão), tendo a entrada um custo de 4 euros.

O programa, que tem sempre lugar no Conservatório de Música do Porto, inclui também o concerto de abertura pelo Harp Duo (composto pelas harpistas Ana Aroso e Eva Tomsic), às 21,30 horas de sexta-feira.
Às 15,30 horas de domingo, realizam-se a cerimónia de entrega de prémios e o Concerto de Laureados. E, ao longo dos três dias do concurso, está patente no Conservatório uma exposição de Harpas Salvi.