Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Concurso escolar sobre cristais
05-03-2015

Foram entregues ontem os prémios aos alunos do 2º e 3º ciclo de ensino das escolas públicas e privadas da cidade que participaram no concurso "Aquele Cristal e Outros", numa cerimónia realizada nos Paços de Concelho.


A vice-presidente da Câmara, Guilhermina Rego, presidiu à cerimónia, acompanhada do pró reitor da Universidade do Porto, Carlos Brito, e do diretor do IBMC, Cláudio Sunkel, e com os diretores, professores e alunos das escolas participantes no concurso.


"Este projeto é um ganho para a cidade pelo envolvimento das escolas", referiu a vice-presidente da autarquia na sua intervenção. Guilhermina Rego realçou ainda a importância do trabalho em rede e, neste caso, "o Município do Porto deve sentir-se privilegiado por ter duas instituições, como a Universidade do Porto e o IBM, associados a esta trajetória".


A Câmara Municipal do Porto, a Universidade do Porto e o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) realizaram, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Cristalografia 2014 promovido pela UNESCO e pela União Internacional de Cristalografia, a exposição sobre Cristalografia, que esteve patente na estação de metro do Aliados até ao final do passado mês de janeiro, e o concurso escolar dirigido aos alunos do 2º e 3º ciclo, ambos com o nome "Aquele Cristal e Outros" (título inspirado no poema de Eugénio de Andrade - "Aquela nuvem e outras").


O concurso contou com a participação de 13 equipas (60 alunos e sete professores) de várias escolas da cidade.


Foi vencedora do concurso a equipa do 9º ano da Escola do Cerco, que recebeu um prémio oferecido pela Câmara Municipal do Porto. Dada a qualidade dos trabalhos apresentados foi também atribuída uma menção honrosa à equipa 2 da Escola Fontes Pereira de Melo. O prémio foi oferecido pela Universidade do Porto e consta de uma inscrição e frequência, durante uma semana, na Universidade Júnior, com tudo incluído, para cada um dos alunos da equipa.


Todos os participantes receberam um certificado de participação.