Sociedade

Concurso de Presépios está a decorrer até ao dia 30

  • Notícia

    Notícia

#DR_Presepio.jpg

O prazo de inscrição no habitual Concurso de Presépios da cidade decorre até às 16 horas de 30 de novembro.

Destinado a todos os particulares e instituições públicas ou privadas, como escolas, IPSS e associações do Porto, o concurso promovido pelo Município visa sensibilizar a comunidade local para a tradição cultural da construção do presépio e a promoção da manifestação artística bem como estimular o espírito criativo. 

A participação deve obedecer às regras estipuladas nos Termos e Condições, de que se destacam a obrigatoriedade de os presépios serem instalados na área do Município do Porto, em local onde possam ser vistos pelo público em geral. Além disso, terão de ficar expostos permanentemente nesses locais entre os dias 3 de dezembro e 6 de janeiro, inclusive, tendo na sua frente a identificação do concorrente em letras visíveis.

Os presépios serão avaliados por um júri presidido por um representante da Direção Municipal de Cultura e integrando também um representante do Departamento de Bens Culturais da Diocese do Porto e outro membro convidado e especialista na temática. Os critérios de avaliação das candidaturas serão a criatividade na conceção e nos materiais utilizados; tema e qualidade da interpretação; domínio das técnicas e qualidade plástica; inclusão de marcas identificativas da cidade.

As candidaturas têm de ser formalizadas através de preenchimento de formulário próprio,
disponibilizado para o efeito no sítio da autarquia (www.cm-porto.pt) e na Divisão Municipal de Património Cultural (Casa Tait - Rua de Entre Quintas, 219), e apresentadas até às 16 horas do dia 30 de novembro, devendo conter os seguintes elementos: 

a. Assunto - Concurso de presépios;

b. Identificação do candidato:

i. pessoas singulares - nome completo, idade, residência e, no caso de menores, filiação, e identificação e contacto do responsável pelo presépio;

ii. pessoas coletivas - denominação, morada, identificação da equipa com indicação do escalão etário e contacto do(s) responsável(s) pelo presépio (até ao máximo de três);

c. Local de instalação do presépio.

 As candidaturas podem ser enviadas por correio, por correio eletrónico para concursos.cultura@cmporto.pt ou entregues em mão na Divisão Municipal de Património Cultural (Casa Tait - Rua de Entre Quintas, 219).

Cada instituição só poderá participar com um único presépio, com exceção dos Agrupamentos de Escolas que poderão participar com um presépio por cada uma das suas escolas e jardins-de-infância.

Mais informações podem ser obtidas através dos seguintes contactos:

Divisão Municipal de Património Cultural - Casa Tait

Rua de Entre Quintas, 219

4050-240 Porto

Tel.: 226 057 000

Correio eletrónico: concursos.cultura@cm-porto.pt

Consulte os anexos.