Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Concurso Nacional de Leitura
29-06-2015

O Plano Nacional de Leitura, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede das Bibliotecas Escolares, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP e a Câmara Municipal do Porto são, em 2015, parceiros na realização da Fase Final da 9ª Edição do Concurso Nacional de Leitura que persegue objetivos específicos de promoção da leitura e da escrita junto da população escolar, nos níveis do 3º Ciclo e do Ensino Secundário. A fase final da edição deste ano do concurso realiza-se pela primeira vez no Porto, dia 1 de julho, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.


Os vencedores da Fase Distrital de ambos os níveis de ensino, assim como das Ilhas e alunos de escolas portuguesas no estrangeiro vão, assim, comparecer no auditório da Biblioteca Municipal para demonstrarem que são não só os melhores leitores como os mais competentes comunicadores, registando as suas prestações num programa específico da RTP1, que fará o devido enquadramento.


Estarão presentes alunos dos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Açores, Madeira e alunos que integram o Concurso Internacional de Leitura tutelado pelo Instituto Camões.


De manhã ocorrerá uma semifinal na qual participam os 42 alunos. Destes serão selecionados 10 finalistas (5 por cada ciclo de ensino) para a fase final. As provas orais de tarde obedecem a um formato de programa específico da RTP1, que será apresentado por José Carlos Malato e remete para os conteúdos das obras de leitura obrigatória escolhidas.


As provas finais para cada ciclo de ensino realizar-se-ão a partir das 14h e esta sessão será pública.


Os cinco finalistas por ciclo de ensino, sujeitos à apreciação do Júri Nacional, terão intervenções em três planos distintos, referentes às obras a concurso, nomeadamente: leitura expressiva de excerto breve; desafio ao poder de argumentação, a partir de um tema proposto e indicado pelo apresentador do programa; e breve dramatização a partir de alguns adereços de cena que estarão à disposição dos concorrentes.


O Júri Nacional é constituído por Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura (PNL), por Maria Carlos Loureiro, Diretora de Serviços e Representante da Direção Geral do Livro, Bibliotecas e Arquivos (DGLAB), por Teresa Santa Clara, representante da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), por Rui Vaz, representante do Camões/IP, por Ana Luísa Ramos, representante da Câmara Municipal do Porto/Biblioteca Municipal Almeida Garrett e por um representante da RTP.


Haverá prémios para os três primeiros vencedores e duas Menções Honrosas por cada ciclo de ensino. O programa, ao longo do dia, contará ainda com atividades paralelas como uma visita à cidade, e uma visita e receção, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto, com o presidente da Câmara, Rui Moreira, assim como uma visita guiada à exposição patente na Galeria Municipal: Tesouros da Fotografia Portuguesa do Séc. XIX.


A sessão de encerramento, prevista para as 17h15, contará com a presença do vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, e do comissário do Plano Nacional de Leitura Fernando Pinto do Amaral.