Sociedade

Concurso de fotografia de rua leva a redescobrir a zona de Santa Clara

  • Notícia

    Notícia

#mno_muralha_fernandina.jpg

Miguel Nogueira

"Re.Ver Santa Clara" é o mote do concurso de fotografia de rua que a Porto Vivo, SRU e a empresa municipal PortoLazer lançam a partir de hoje, no âmbito do projeto "2nd Chance -- Waking Up the Sleeping Giant", um programa comunitário que integra várias cidades europeias e que pretende reativar locais abandonados ou degradados. A primeira ação é ajudar ao reconhecimento do local através da fotografia. As candidaturas decorrem até dia 3 de março.

Reativar locais degradados e abandonados que perderam o seu propósito original é um dos principais objetivos do "2nd Chance -- Waking Up the Sleeping Giant", uma candidatura submetida e aprovada no âmbito do Programa Comunitário URBACT e que integra cidades como Nápoles (que lidera a candidatura), Porto, Lublin, Maribor, Liverpool, Bruxelas, Caen, Chemnitz, Dubrovnik, Gijon e Génova.

Cada cidade identifica localmente o local que pretende trabalhar, iniciando a partir daí um plano de ação com vista à recuperação e reabilitação destes chamados "territórios vazios". Na cidade do Porto, a ação local é dinamizada pela Porto Vivo, SRU, que identificou e elegeu como área de intervenção desta candidatura a zona de Santa Clara, localizada em pleno Centro Histórico do Porto, junto à Muralha Fernandina e sob a Ponte Luiz I.

Embora pouco acessível e algo degradada, a zona está atualmente identificada como "um terreno de grande visibilidade, com potencialidades próprias e um rácio investimento público/investimento privado muito favorável". O plano de ação, multidisciplinar, passa por dinamizar e reabilitar este espaço, ajudando a manter os atuais habitantes e a atrair, simultaneamente, novos residentes, novos visitantes e novas atividades.

Enquanto parceira deste projeto, a PortoLazer vai dinamizar um conjunto de iniciativas que pretendem ajudar ao reconhecimento do local, evidenciando, ao mesmo tempo, as potencialidades deste local, por exemplo, para o acolhimento de eventos e intervenções artísticas em espaço público.

PROMOVER UM NOVO OLHAR SOBRE SANTA CLARA

Uma das primeiras iniciativas é o lançamento deste concurso de fotografia que pretende estimular a visita ao espaço e promover um novo olhar sobre a área de Santa Clara, ajudando ao reconhecimento deste lugar, situado na freguesia da Sé.

Aberto à comunidade artística e aos cidadãos em geral, o concurso vai decorrer até ao próximo dia 3 de março, podendo cada participante apresentar até três fotografias em formato digital. Os trabalhos, que devem ser completamente originais e inéditos, devem ser enviados para o email: fotosantaclara@portolazer.pt.

As fotografias selecionadas farão parte de uma exposição, enquanto a melhor fotografia será distinguida com um prémio no valor de 750 euros.

 +Info: Regulamento do Concurso. Em anexo (e aqui), a Ficha de Inscrição que deverá ser preenchida.