Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Concurso das Cascatas de S. João já recebe inscrições
02-05-2019

A Câmara do Porto lança nesta quinta-feira mais uma edição do Concurso "Cascatas de São João", com o objetivo de valorizar e manter viva uma tradição enraizada no património imaterial da cidade. São aceites candidaturas, individuais ou coletivas, até ao dia 22 de maio, inclusive.


As cascatas a concurso devem contemplar sempre a representação da figura do santo padroeiro e serem instaladas no concelho do Porto para poderem ser vistas gratuitamente pelo público. O desafio exclui, por isso, composições premiadas em anos anteriores, salvo se apresentarem inovações significativas.

Com prémios cujo valor líquido pode chegar aos mil euros e com a possibilidade de atribuição de menções honrosas se assim o júri determinar, o concurso municipal é já, em si, uma tradição, mas a finalidade última é mesmo estimular a criatividade dos participantes e perpetuar o hábito popular tão enraizado na cidade de construir cascatas em honra de São João.

O regulamento, disponível no sítio institucional do Município em www.cm-porto.pt/concursos, prevê as categorias Geral, Menores de 15 anos e Grupos de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais, podendo cada cascata concorrer em mais do que uma categoria.

Se as candidaturas forem individuais, os participantes devem comprovar ter residência no Porto. No caso de pessoas coletivas, considerarem que a sua sede deve estar instalada no concelho.

Tradição, criatividade e qualidade de execução constituem alguns dos critérios de avaliação do júri.

As candidaturas poderão ser entregues até ao dia 22 de maio, presencialmente na Divisão Municipal de Património Cultural, sita na Rua de Entre Quintas, 219 ou através endereço eletrónico dmpc@cm-porto.pt.

A deliberação do Executivo municipal e a respetiva atribuição dos prémios será publicitada no sítio eletrónico institucional da Câmara do Porto, num jornal de expansão local/nacional e em edital a afixar no Gabinete do Munícipe e no Departamento Municipal de Gestão Cultural.