Sociedade

Concertos voltam à Avenida

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto e a Casa da Música associam-se mais uma vez para os Concertos na Avenida, que este ano decorrem a 4 e 5 de setembro, como sempre, na Avenida dos Aliados.

No dia 4, faz-se um tributo aos loucos anos que antecederam o rock. A Banda Sinfónica Portuguesa transfigura?se numa big band dos anos 30 e a Avenida dos Aliados no maior salão de dança da cidade para que a população dance ao ritmo do swing. A crazy dance nascida no Harlem, em Nova Iorque, rapidamente disseminada nos salões de baile de todo o mundo, é recordada pela música de Glenn Miller, Benny Goodman, Count Basie, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, entre outros, num espetáculo da Banda Sinfónica Portuguesa, sob a direção musical de Francisco Ferreira.

Participam ainda as escolas de dança Swing StationDance TimeEscola de Dança Afrolatin ConnectionEu Danço e Ritmo Azul.

No dia 5, depois do sucesso  dos anos anteriores, a Orquestra Sinfónica desce novamente à Avenida dos Aliados com um programa muito apelativo de entrada livre. O contagiante Fandango de Freitas Branco faz parte da sua Suite Alentejana e, com a sonoridade típica das castanholas, é um convite à dança de carácter tradicional. As sensuais danças e canções que Bizet compôs para a Carmen fizeram desta ópera uma das obras mais populares de todo o repertório e são imprescindíveis numa noite de sabor ibérico. Esta termina com a dança ritual de uma cigana andaluza, procurando ver-se livre do fantasma do marido que a assombra. A direção musical estará a cargo de Pedro Neves.