Cultura

Concertos regressam à Avenida hoje e amanhã

  • Notícia

    Notícia

#mno#jq_orquestra_casa_musica_aliados_05.JPG

Miguel Nogueira e João Queirós

Os já habituais Concertos na Avenida começam esta noite, nos Aliados, com a atuação da Orquestra Barroca Casa da Música a partir das 22 horas.

De acesso livre, o concerto tem direção musical do aclamado maestro e violinista Dmitry Sinkovsky, sendo o programa dedicado a Vivaldi com apresentação de "As Quatro Estações", uma das obras escritas para violino mais conhecidas de toda a música barroca.

Os pássaros, a água da nascente de um rio, o sonho bucólico de um pastor ou uma imitação brilhante de gaitas-de-foles serão alguns dos efeitos inesperados que se ouvirão nesta popular criação de Antonio Vivaldi, com melodias contagiantes e ilustrações musicais de cada uma das estações do ano.

Os Concertos na Avenida concluem na noite de sábado com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, sob a direção musical de Baldur Brönnimann.

Desde a melhor tradição vienense de Johann Strauss, passando pelo arranjo orquestral de Vaughan Williams sobre uma famosa melodia tradicional inglesa, até aos ambientes musicais associados ao Oeste americano descritos por Aaron Copland, a formação portuense promete brindar o público com música célebre do repertório sinfónico.