Sociedade

Concertos assinalam nos Aliados o final do verão

  • Notícia

    Notícia

#mno#jq_orquestra_casa_musica_aliados_09.JPG

Miguel Nogueira e João Queirós

A Orquestra Barroca Casa da Música e a Orquestra Sinfónica do Porto dão dois concertos de acesso livre na Avenida dos Aliados, nos dias 6 e 7 de setembro, a pretexto da despedida do verão.

Intitulado Orquestra no Património, este mini-ciclo é uma organização conjunta da Fundação Casa da Música e da Câmara do Porto e começa na noite de sexta-feira, dia 6, com a Orquestra Barroca a subir ao palco pelas 22 horas.

Sob direção do maestro Dmitry Sinkovsky, também violinista e contratenor, o concerto começa com uma sinfonia de dança de Rebel, um estilo inventado por este compositor do Barroco francês que foi figura proeminente das cortes de Luís XIV e Luís XV. O ambiente festivo estará também presente na Música Aquática de Händel, escrita para acompanhar o séquito real britânico em excursão pelo Rio Tamisa, seguindo-se as melodias contagiantes de Vivaldi. 

No dia seguinte, também às 22 horas, o protagonismo é da Orquestra Sinfónica e a direção de Baldur Brönnimann. O concerto tem a música de dança como a principal convidada, chegando nas mais variadas formas e com diversas proveniências geográficas. A utilização dos tamborins, címbalos e triângulo no Carnaval Romano de Berlioz dará o ambiente de uma festa popular, enquanto Ponchielli transportará o público para um baile elegante onde uma valsa passa por ambientes variados. 

Do outro lado do oceano, chegará a música do mais famoso bandoneonista da história e grande figura da música argentina, Astor Piazzolla, e ainda a partitura de Mason Bates que funde uma escrita orquestral inovadora com os ritmos da electrónica e do techno.

+Info: Ciclo Orquestra no Património