Cultura

Concerto encenado conta a outra história de Macbeth

  • Notícia

    Notícia

#Paulo_Cunha_Martins_Lady_Macbeth.jpg

A encenadora e programadora Ana Luena traz ao Passos Manuel, pelas 22 horas deste sábado, a sua criação Lady & Macbeth, que dá uma perspetiva diferente a partir da obra de Shakespeare e conta com o apoio do programa municipal Criatório.

Apresentado em dezembro passado no Teatro do Bolhão, Lady & Macbeth é um concerto encenado que, através da sua construção dramatúrgica, é traumático porque procura esvaziar o confronto com as entidades malignas que se perfilam na peça de William Shakespeare e canaliza-as para o diálogo entre Lady e Macbeth.

A sua composição musical é um diálogo negro, perigoso, nefasto, contagioso, anatómico, cindindo uma aparente fusão de mentes e intenções, um motor para a elaboração dos acontecimentos que compõem o guião do espetáculo e está no âmago deste teatro aberrante que quer, não só provocar o terror que a monstruosidade inspira, mas também suscitar um jogo de sedução. 

Com dramaturgia e encenação de Ana Luena, a partir de Macbeth de William Shakespeare, Lady & Macbeth tem direção e composição musical de Pedro Cardoso (Peixe), Rui Lima e Sérgio Martins, textos originais do poeta Daniel Jonas, desenho de luz de Pedro Correia, espaço cénico de Margarida Casanova e desenho de som de Pero Lima. A interpretação é de Micaela Cardoso, Pedro Cardoso (Peixe), Sérgio Martins e Rui Lima.

Esta produção conta com o apoio do Criatório, programa municipal de estímulo à criação artística contemporânea, cuja segunda edição está já a decorrer.

Pode espreitar uma apresentação visual e sonora deste Lady & Macbeth no facebook.