Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Concerto de violoncelo com o Montagnana de Guilhermina Suggia
19-05-2017
O violoncelo que pertenceu a Guilhermina Suggia volta a ser tocado no concerto "Dançando com o Montagnana", que a Casa-Museu Guerra Junqueiro promove ao final da tarde deste sábado.

Os violoncelistas Vanessa Pires e André Carriço, acompanhados pelos alunos da Academia de Método Suzuki A Pauta, apresentam-se às 18 horas com danças e canções que fizeram a história da música, desde a altura do nascimento do violoncelo Montagnana que a própria Suggia tocou.

A artista portuense (1885/1950) foi a primeira mulher a dedicar-se a um alto nível a este instrumento. Em torno de Guilhermina Suggia gerou-se quase uma lenda e os instrumentos que tocou ficaram conhecidos como "o Stradivarius Suggia" e "o Montagnana Suggia".
Este último está na posse da Câmara do Porto e é utilizado em ocasiões muito especiais, como é o concerto deste sábado em que será utilizado por Vanessa Pires.

O evento, de entrada gratuita mas sujeita a inscrição prévia (tel. 222 003 689 ou email museuguerrajunqueiro@cm-porto.pt), faz parte da programação do Dia Internacional dos Museus, que inclui numerosas inciativas por toda a cidade até domingo. Saiba mais informações aqui.