Cultura

Concerto de piano e violoncelo faz tributo a Guilhermina Suggia

  • Notícia

    Notícia

suggia1024x682.jpg.jpg

A Escola de Música Guilhermina Suggia promove, neste sábado, um concerto de tributo à violoncelista portuense (1885/1950), que se realiza no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto), às 18 horas, com entrada livre.

O evento conta com a participação do Ensemble de Violoncelos da ESMAE, integrado por Jed Barahal, Gisela Neves, Hrant Yeranosyan e Júlia Barahal, e dos pianistas Daniel Cunha, Luís Costa e Valerio Vittorio Riggi.

Este concerto tem o apoio do "Porto.", além da Antena 2, ESMAE e Associazione Socio-Culturale Italiana del Portugallo Dante Alighieri.

Guilhermina Suggia, que aos 13 anos era já violoncelista principal da Orquestra do Orpheon do Porto, recebeu apoio da Rainha D. Amélia, dois anos depois, para aprofundar os seus estudos musicais no estrangeiro. Isso viria a abrir-lhe as portas das principais salas de concertos, desde a Europa Ocidental até à Rússia, chegando a ser conhecida como "a Paganina", em alusão ao célebre compositor e violinista italiano Niccolò Paganini.

Além de destacada intérprete de violoncelo, Suggia foi também responsável por abrir às mulheres a possibilidade de tocarem aquele instrumento que, nos anos 30 do século XX, era ainda considerado indecoroso para as mãos femininas.