Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Comunidade tecnológica uniu-se para pensar o futuro
30-09-2019
A comunidade tecnológica da cidade foi desafiada a pensar o futuro em diferentes vertentes, durante dois eventos que decorreram neste fim de semana: o Hackathon das Portuguese Women in Tech e o Culture Cake.

No primeiro caso - uma hackathon só para mulheres - o repto foi lançado pela comunidade Portuguese Women in Tech (PWIT), que juntou na Alfândega do Porto 60 profissionais e estudantes das tecnologias. Durante o dia, teve lugar uma maratona de programação e desenvolvimento de serviços, tendo em conta a necessidade de encontrar soluções para os problemas relacionados com as alterações climáticas e em todas as suas variantes, designadamente a economia circular; mobilidade; sistemas alimentares; gestão de desperdícios; e temperaturas extremas.

A equipa vencedora teve direito a um prémio no valor de 1 500 euros, destinado a financiar a implementação da solução desenvolvida. Além disso, as equipas participantes habilitaram-se a integrar gratuitamente um bootcamp que irá decorrer no Porto Innovation Hub no próximo dia 19 de outubro.

Ao mesmo tempo, na Associação Nacional de Jovens Empresários, a consultora LemonWorks promoveu o Culture Cake, uma iniciativa criada a pensar naqueles que se querem inspirar e partilhar experiências do dia-a-dia. O objetivo passava por criar um sólido manifesto de cultura de startups/empresas e, para ajudar os participantes, constaram do cartaz vários líderes desta indústria.

Recorde-se que o PWIT e o Culture Cake são duas das oito atividades selecionadas e apoiadas pela Convocatória Aberta do ScaleUp Porto 2019, uma iniciativa que pretende impulsionar o surgimento de novas iniciativas de dinamização do ecossistema de empreendedorismo e tecnologia ao longo do ano.