Política

Comunidade Judaica do Porto foi hoje recebida por Rui Moreira na Câmara

  • Notícia

    Notícia

A Comunidade Judaica do Porto foi esta tarde recebida pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, nos Paços do Concelho. O encontro decorreu na Sala D. Maria, onde o autarca deu as boas-vindas à direção de uma comunidade em franco crescimento e rejuvenescimento na cidade, e que representa cerca 500 judeus, oriundos de mais de 30 países.

Na receção, o presidente da Comunidade Israelita do Porto, Dias Ben Zion, e os membros da direção Hanna Ben Zion, Gabriela Cantergi e Hugo Vaz apresentaram a Rui Moreira o conjunto de iniciativas que têm desenvolvido na cidade, e que extravasam o âmbito estrito da comunidade, para tocar todos quantos pretendam usufruir de uma rica agenda cultural e social.

Enraizada na Invicta, a comunidade judaica, no sentido lato, tem vindo a agregar cada vez mais novos elementos, fortalecendo deste modo uma história de séculos e de relação umbilical à cidade, retratada, aliás, numa série de filmes históricos que narram a passagem dos judeus pelo Porto há pelo menos 500 anos, como fez questão de partilhar Dias Ben Zion, impulsionador desta produção. A mais recente obra, "A Luz de Judá", é disso exemplo, encerrando também uma faceta benemérita digna de registo.

Como explicou a Rui Moreira o presidente da direção da comunidade, as receitas do filme foram doadas e distribuídas, à data de ontem, a quatro instituições que apoiam o combate à pobreza agravado pela pandemia na cidade do Porto, nomeadamente Banco Alimentar contra a Fome, Projeto "Porta Aberta" do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, Obra Diocesana de Promoção Social da Diocese do Porto, Centro Social e Paroquial da Sé, tendo contado, nesta tarefa, com o apoio da Diocese do Porto.

A reunião serviu também para autarquia e comunidade acertarem estreitar relações. Considerando ser esta uma cidade "tolerante, cosmopolita e segura" para todas as religiões, os representantes da Comunidade Judaica do Porto deixaram a Rui Moreira a certeza de que, também agradados por estes predicados, patrocinarão a promoção da cidade além-fronteiras, no seio de uma comunidade de milhões de pessoas, dispersas por todo o mundo.

No final do encontro, um presente peculiar. Dias Ben Zion ofereceu a Rui Moreira uma garrafa de Vinho do Porto kosher, isto é, um Vinho do Porto que obedece às leis dietéticas do judaísmo.

A sede da Comunidade Judaica do Porto localiza-se na Rua de Guerra Junqueiro, na Sinagoga Kadoorie - Mekor Haim.