Desporto

Competição de surf na Praia Internacional vai procurar jovens prodígios

  • Notícia

    Notícia

#PL_Surf.jpg

A Praia Internacional do Porto recebe a Rip Curl GromSearch a 1 e 2 de dezembro. Esta competição internacional foi criada para descobrir talentosos grommets (termo usado na gíria do surf para designar jovens praticantes). 

Durante este ano, a prova está a percorrer 15 praias europeias espalhadas por sete países, sendo Portugal o sexto território da competição. Depois de passagens na Costa da Caparica e em Peniche, o Porto é palco da última e decisiva etapa nacional.

Quem vencer o circuito português irá voar até à Austrália, em 2019, para a final da competição internacional, pelo que é esperada a participação de muitos jovens surfistas das categorias de Sub12, Sub14 e Sub16, em busca desta rampa de lançamento na modalidade.

Como é habitual, o recinto de suporte à prova terá um conjunto de atrações, serviços e experiências dirigidas ao público e atletas.

A Rip Curl GromSearch começou na Austrália em 1999 e projetou vários dos melhores surfistas mundiais, como Gabriel Medina (Brasil), Kolohe Andino (USA), Felipe Toledo (Brasil), Jordy Smith (África do Sul), Tyler Wright, Stephanie Gilmore ou Sally Fitzgibbons (estes três da Austrália). Na edição de 2017, o português Guilherme Ribeiro sagrou-se campeão europeu sub-16, na final decorrida em França.

A competição está inserida no cartaz de 2018 das Porto & Matosinhos Wave Series, iniciativa organizada pela Onda Pura, em colaboração com as autarquias do Porto e Matosinhos. O evento esteve programado para 13 e 14 de outubro, mas as condições climatéricas da altura obrigaram ao adiamento por razões de segurança.