Educação

Competição de engenharia junta 280 estudantes

  • Notícia

    Notícia

#fib_prova_dos_9_08.jpg

Filipa Brito

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acolhe nos dias 16, 17 e 18 de março a ronda local da 11.ª European BEST Engineering Competition (EBEC). Trata-se de uma competição de engenharia com a duração de 24 horas destinada a estudantes da área. 

A iniciativa é constituída por três fases - a ronda local, a nacional/regional e a final - e permite aos participantes o desenvolvimento de diversas competências como o trabalho em equipa, a comunicação e a apresentação em público.

Além disso, os intervenientes têm também a possibilidade de contactar com múltiplas empresas através de uma sessão de networking e competir com estudantes de diferentes cursos nas áreas de engenharia e ciências.

A prova contará com cerca de 280 participantes, entre os quais estudantes das Faculdades de Engenharia (FEUP) e de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto, sendo composta por duas categorias: Team Design, em que é proposto o desenvolvimento de um protótipo, e Case Study, que consiste no desenvolvimento de dois casos de estudo reais.

Em ambas as modalidades, todas as equipas serão avaliadas por um júri que decidirá quem vai prosseguir para a próxima fase da competição e levar para casa um conjunto de prémios. As equipas vencedoras da segunda fase têm a oportunidade de representar a sua universidade em Turim, Itália, local onde se irá realizar a última fase da EBEC.

O BEST - Board of European Students of Technology - é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos de estudantes europeus voluntários, que tem como objetivos proporcionar aos alunos educação complementar, apoio à carreira, promover a internacionalização e o envolvimento educacional através de serviços e atividades que aproximam estudantes, empresas e universidades.