Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Reportório" estreia no Rivoli
26-01-2016

Após 14 anos sem estreias na cidade, a Companhia Nacional de Bailado estreia no próximo fim de semana, 29 e 30 de janeiro, no Teatro Municipal do Porto, Rivoli, o "Programa Reportório". No domingo, 31 de janeiro, é apresentado um solo do coreógrafo congolês Faustin Linyekula, seguido da exibição de um documentário da realizadora Cláudia Varejão que acompanhou a CNB durante 12 meses.


A Companhia Nacional de Bailado estreia "Programa Reportório", no Teatro Rivoli. Este é um programa que reúne alguns dos coreógrafos que mais marcaram a História da Dança. A belíssima e feminina "Serenade" de Balanchine que contrasta com a energia masculina de "Grosse Fuge" de Anne Teresa De Keersmaeker, a abstração de "Herman Schmerman" de William Forsythe e a inspiração latina de "5 Tangos" de Hans van Manen, são uma janela aberta para o que de melhor se produziu no séc. XX.


No Teatro Rivoli, "Programa Reportório" é apresentado na sexta-feira, 29 de janeiro, às 21,30 horas, e no sábado, 30, às 19 horas, no Grande Auditório Manoel de Oliveira. O espetáculo segue para o Teatro Camões, em Lisboa, onde será apresentado de 5 a 20 de fevereiro.


Neste programa, destaque para a apresentação de "Herman Schmerman", de William Forsythe, o único dos quatro bailados a estrear no repertório da CNB. O coreógrafo Nova Iorquino criou, ao longo da sua carreira, espetáculos para várias companhias de Munique, Haia, Londres, Berlim, Frankfurt, Paris, Nova Iorque e São Francisco. Foi diretor durante 20 anos do Ballet Frankfurt e nomeado, em 2015, coreógrafo associado do Paris Opera Ballet.


No domingo, 31 de janeiro, é apresentado o programa "Dança e Documentário". Às 17 horas, sobe ao palco do Grande Auditório Manoel de Oliveira "Portrait Series: I Miguel", um solo para o bailarino Miguel Ramalho, criado pelo coreógrafo congolês Faustin Linyekula - Artista na Cidade 2016, em Lisboa. Segue-se a exibição do documentário "No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos", da realizadora Cláudia Varejão que, com a sua assistente de som Adriana Bolito, acompanhou a CNB durante 12.




+Info: Dança  

Sex 29 jan / 21,30 horas e sáb 30 jan / 19 horas

PROGRAMA REPORTÓRIO [Estreia]

Companhia Nacional de Bailado

Grande Auditório Manoel de Oliveira ? Rivoli

Bilhetes 7,50 Eur | M/6

Informações e bilhetes online