Sociedade

Companhia aérea Volotea quer mais ligações do Porto a Bilbau e a ilhas turísticas

  • Notícia

    Notícia

#mno_ribeira_gente_aviao.jpg

A companhia aérea espanhola de baixo custo Volotea revelou que vai aprofundar a sua aposta no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde começou a operar no mês passado uma ligação a Bilbau.

"A ideia é crescer em número de frequências na rota para Bilbau e, depois, analisar outras rotas, provavelmente para Espanha ou para ilhas turísticas", afirmou o diretor de desenvolvimento empresarial da transportadora, Carlos Cerqueiro, em conferência de imprensa realizada no Porto.

O responsável, citado pela agência Lusa, considera que o aeroporto do Porto "tem muito potencial", ao que o diretor do "Francisco Sá Carneiro, Fernando Vieira, também presente na conferência de imprensa, respondeu com o desafio para que a Volotea ali instale uma base. O crescimento deste aeroporto a uma taxa anual de 10%, que lhe permitiu atingir os atuais 12 milhões de passageiros, foi um dos argumentos utilizados por Fernando Vieira, que falou no "muito grande dinamismo" da região servida pelo aeroporto, "da Galiza até ao meio de Portugal".

Fernando Vieira falou ainda das "perto de 100 rotas diárias" atualmente existentes a partir do Porto, onde operam regularmente "cerca de 30 companhias", e sublinhou o recente reforço das ligações de longo curso, cuja escassez "era a debilidade" da infraestrutura. "Começamos a ser um aeroporto também interessante no longo curso e como aeroporto de ligação, de transferências, e não apenas ponto a ponto".

A Volotea estreou-se em abril no aeroporto do Porto com duas frequências semanais na ligação a Bilbau, que registam já taxas de ocupação superiores a 90%.

A companhia espanhola opera atualmente 319 rotas entre 83 cidades europeias de 13 países, tendo transportado no ano passado mais de 6,6 milhões de passageiros.

Com mais de 1 200 trabalhadores e um total de 36 aeronaves (Boeing 717 e Airbus A319), a transportadora tem 12 bases - Veneza, Nantes, Bordéus, Palermo, Estrasburgo, Astúrias, Verona, Toulouse, Génova, Bilbau, Marselha e Atenas - e inaugura na próxima semana uma nova em Cagliari, Itália.