Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Como se produzem manjericos? Descubra os segredos neste vídeo
23-06-2016

O manjerico faz parte da panóplia das plantas aromáticas das festas populares de São João, que estimulam as tradições de mensagens de amor e casamento a que a quadra também anda ligada.


O manjerico, em especial, é de todas as ervas a que mais importância tem. O manjerico, com nome científico de ocimum minimum, aparece à venda nas ruas, em bancas, tendas e tabuleiros, em vasos de terracota (barro vermelho) e com tamanhos diversos. É-lhe colocada uma bandeirola feita em arame que se espeta na terra do vaso, onde aparece em papel, normalmente, colorido uma quadra de rima popular.


A oferta de um vaso era, no passado, entendida como um presente, mas também como uma mensagem implícita na quadra e essa de caracter, sobretudo, amoroso.


Este ano, mantendo essa tradição a Câmara do Porto produziu no Viveiro Municipal cerca de cinco mil manjericos, aplicando métodos de produção tradicional. Procedeu-se a recolha de sementes dos pés mães (manjericos do ano anterior), à sementeira, repicagem, plantação em talhão ao ar livre e envasamento.


No final, caem por terra alguns dos mitos ligados a esta planta originária da Índia.