Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Como o Porto tem ajudado outras cidades a combater flagêlo dos incêndios
18-06-2017

O Batalhão de Sapadores de Bombeiros do Porto tem colaborado em numerosas acções de combate e sobretudo prevenção contra incêndios no Porto e fora da cidade. Especializado em intervenção em meio urbano, o batalhão de profissionais municipais foi particularmente útil em 2016 na defesa de populaçõese postos de combustível em concelhos como Gondomar e Vila Nova de Gaia quando os incêndios do verão passado ameaçaram equipamentos como uma ETAR de Lever ou postos de combustível em Melres.


Importante foi também a intervenção realizada no Funchal, na sequência do grande incêndio que provocou vítimas e muitos danos na Madeira, também no ano passado. A Câmara do Porto enviou ao arquipélago uma equipa multidisciplinar de colaboradores, composta por 11 efectivos (entre os quais bombeiros, arquitectos, engenheiros e técnicos de apoio social) que integraram o Gabinete de Apoio à Recuperação do Funchal e estiveram encarregues de inspecções ao edificado, execução de escoramentos em edifícios em risco de ruir, levantamento da área florestal ardida e vias de comunicação afretadas, promoção do regresso das famílias às suas habitações e mitigação do stress pós-traumático.


Hoje o presidente da Câmara do Porto, em comunicado, não apenas demonstrou pesar pela tragédia ocorrida em Pedrógão Grande, como demonstrou disponibilidade de meios para ajudar dentro do que as autoridades nacionais entendam ser necessário.


O Batalhão de Sapadores do Porto tem todos os meios preparados e alerta e admite a possibilidade de reforço, caso necessário.


Assista ao regresso do Funchal dos funcionários da Câmara do Porto em 2016.