Sociedade

Comércio tradicional da cidade a ganhar "guerra que parecia perdida"

  • Notícia

    Notícia

Há alguns anos, pensava-se que comércio de rua do Porto iria encerrar e "estava tudo condenado aos centros comerciais". Felizmente, o setor tradicional está "a ganhar uma guerra que parecia perdida". Neste registo, o presidente da Câmara entregou hoje, nos Paços do Concelho, os prémios do Concurso Montras de Primavera 2017. Rui Moreira destacou o empenho dos comerciantes e seus clientes por manterem viva a atividade na cidade.

Entre mais de 100 candidaturas submetidas a concurso, a vitrina colorida cheia de latas de tinta da "Rocha & Leitão", na Rua do Almada, foi a vencedora. O proprietário deste estabelecimento, José Alberto Rocha, recebeu das mãos do presidente da autarquia um troféu e um prémio monetário no valor de 2.250 euros. Foram ainda premiados a "Farmácia Aliança" (2.º prémio, reconhecido com 1.750 euros) e "A Vida Portuguesa" (3.º prémio, com 1.250 euros), também localizadas na Baixa. As restantes montras classificadas até o décimo lugar receberam uma menção honrosa.

A realização deste concurso - promovido pela Câmara, em parceria com a Associação dos Comerciantes do Porto - permitiu a criação de um roteiro das Montras de Primavera, revelou Manuel Aranha, vereador do Comércio, sublinhando a importância de iniciativas como esta na dinamização económica da cidade.

Aspetos como originalidade, criatividade, integração do produto da loja ou estética do conjunto foram alguns dos critérios avaliados pelo júri de um concurso lançado exatamente com o objetivo de dinamizar e promover o comércio local, através da valorização da imagem dos estabelecimentos.

Lista dos 10 primeiros classificados

1º. Rocha & Leitão, Lda

2.º Farmácia Aliança

3.º A Vida Portuguesa

4.º Papabubble

5.º Casa dos Forros

6.º Almaviva - Family Concept

7.º Marcolino

8.º Daily Day

9 .º Müsa

10.º Tubitek